Uma laboriosa operação dos Bombeiros de Cádiz permitiu esta quinta-feira transferir um homem que sofre de obesidade mórbida e que, devido aos seus 350 quilos de peso, não pode deslocar-se da sua casa.
O homem, que vive na localidade de San Fernando, em Espanha, foi levado para o hospital onde finalmente receberá tratamento médico.
Segundo a RTVE, José Mari não saía de casa há seis meses. Foi retirado da sua habitação pela varanda, numa grua, e os bombeiros levaram-no numa maca especial para suportar o seu peso desde o primeiro andar até ao no chão, onde uma ambulância especial o esperava.
O Centro de Saúde Dr. Joaquín Pece de San Fernando traçou um plano terapêutico em conjunto com os serviços de Endocrinologia e Cirurgia do Hospital Universitário Puerta del Mar de Cádiz.
Para retirar José Mari de casa foi necessário retirar grades da varanda por onde a maca saiu do prédio. Uma equipa médica e de enfermagem do Centro de Saúde acompanhou o paciente em todos os momentos, numa operação em que também colaboraram a Polícia Local, que bloqueou a rua, e os serviços sociais e de saúde da Câmara Municipal de San Fernando.
José Mari sale de su prisión: complicada maniobra para trasladar al hospital al hombre con 300 kilos #SanFernando https://t.co/pdDPUKY5uI
— Diario de Cádiz (@diariocadiz) July 18, 2024
Os problemas de obesidade mórbida deste homem de 49 anos agravaram-se no ano passado, quando a depressão o levou a ultrapassar os 300 quilos, o que o impede de sair da sua cama.
Desde 2019 tem recebido apoio à dependência e decidiu agora dar a conhecer a sua situação através dos meios de comunicação social e das redes sociais.
Nos últimos meses, contou com a solidariedade de várias pessoas, nomeadamente o dono de um ginásio em Cádiz, e de outras que voluntariamente o ajudaram a cuidar da sua alimentação e a melhorar a sua mobilidade.
Leia Também: DGS considera "insuficientes" medidas na saúde mental e obesidade