Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 26º

Presidente eleito do Irão tomará posse em 30 de julho

O Presidente eleito do Irão, o reformista Massoud Pezeshkian, tomará posse perante o Parlamento em 30 de julho, anunciaram hoje fontes oficiais.

Presidente eleito do Irão tomará posse em 30 de julho
Notícias ao Minuto

11:10 - 10/07/24 por Lusa

Mundo Massoud Pezeshkian

Mokhtaba Yosefi, membro do conselho de direção do Parlamento, anunciou que Pezeshkian tomará posse no dia 30 de julho, uma vez concluídas todas as etapas necessárias do processo, informou a agência de notícias ISNA.

De acordo com a legislação, o líder supremo, Ali Khamenei, deverá assinar o decreto que aprova a eleição do Presidente.

"De acordo com a lei, a cerimónia de posse do Presidente eleito terá lugar após a cerimónia de entrega do decreto presidencial (por Khamenei)", disse o parlamentar.

A fonte afirmou, há poucos dias, que a posse aconteceria entre os dias 04 ou 05 de agosto.

Depois de tomar posse, o novo Presidente terá cerca de 15 dias para propor os seus ministros ao Parlamento, que fará uma votação sobre os indicados aos cargos do gabinete governamental entre agosto e setembro.

O Parlamento é atualmente composto conservadores e ultraconservadores, após as eleições legislativas de março, nas quais o Conselho Guardião vetou numerosos candidatos reformistas.

Pezeshkian venceu na semana passada a segunda volta das eleições presidenciais - com 53,6% dos votos - contra o ultraconservador Saeed Jalili -- que obteve 44,3%.

Ex-ministro da Saúde e parlamentar de 69 anos, Massoud Pezeshkian será o nono Presidente da história da República Islâmica do Irão e sucederá ao ultraconservador Ebrahim Raisi, que morreu num acidente de helicóptero em maio.

Durante a campanha eleitoral, Pezeshkian prometeu uma reaproximação com o Ocidente e a flexibilização da obrigação de usar o véu islâmico.

O Presidente iraniano tem uma capacidade limitada na tomada de decisões, especialmente nas área da política externa e de segurança do Irão, onde o líder supremo, Ali Khamenei, tem vastos poderes.

Leia Também: Novo Presidente reformista do Irão declara apoio ao Hezbollah

Recomendados para si

;
Campo obrigatório