Meteorologia

  • 12 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 27º

UE "profundamente preocupada" com incidentes entre China e Filipinas

A União Europeia (UE) mostrou-se hoje "profundamente preocupada" com as mais recentes "colisões perigosas" realizadas pela guarda costeira chinesas contra embarcações das Filipinas no Mar da China, cujas imagens foram divulgadas pelo exército filipino.

UE "profundamente preocupada" com incidentes entre China e Filipinas
Notícias ao Minuto

23:54 - 20/06/24 por Lusa

Mundo União Europeia

Estas ações causaram danos nas embarcações filipinas e ferimentos no pessoal oficial, afirmou o porta-voz do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE), Peter Stano, que é dirigido pelo Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell.

"As colisões perigosas estão a ocorrer com uma regularidade crescente no Mar do Sul da China, contribuindo para uma escalada constante das tensões, que devem ser desativadas e não prolongadas", afirmou o porta-voz da diplomacia europeia, citado pela agência espanhola de notícias, a EFE.

A UE reiterou, por conseguinte, o seu "apelo de longa data" à contenção e ao pleno respeito das normas internacionais, para assegurar a resolução pacífica dos diferendos e a redução das tensões na região.

Os militares filipinos divulgaram vídeos e fotografias que mostravam a guarda costeira chinesa a cercar os barcos de abastecimento filipinos e a empunhar objetos afiados para furar os barcos e intimidar os marinheiros filipinos, que estavam a efetuar trabalhos de abastecimento num atol.

As tensões entre a China e as Filipinas aumentaram desde a subida ao poder de Ferdinand Marcos Jr. em 2022, que reforçou a sua aliança militar com os EUA.

Leia Também: "Ações perigosas" da China contra Filipinas "aumentam tensão regional"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório