UE "profundamente preocupada" com incidentes entre China e Filipinas

A União Europeia (UE) mostrou-se hoje "profundamente preocupada" com as mais recentes "colisões perigosas" realizadas pela guarda costeira chinesas contra embarcações das Filipinas no Mar da China, cujas imagens foram divulgadas pelo exército filipino.

Peter Stano, porta-voz do chefe da diplomacia da UE

© Getty Images

Lusa
20/06/2024 23:54 ‧ 20/06/2024 por Lusa

Mundo

União Europeia

Estas ações causaram danos nas embarcações filipinas e ferimentos no pessoal oficial, afirmou o porta-voz do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE), Peter Stano, que é dirigido pelo Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell.

"As colisões perigosas estão a ocorrer com uma regularidade crescente no Mar do Sul da China, contribuindo para uma escalada constante das tensões, que devem ser desativadas e não prolongadas", afirmou o porta-voz da diplomacia europeia, citado pela agência espanhola de notícias, a EFE.

A UE reiterou, por conseguinte, o seu "apelo de longa data" à contenção e ao pleno respeito das normas internacionais, para assegurar a resolução pacífica dos diferendos e a redução das tensões na região.

Os militares filipinos divulgaram vídeos e fotografias que mostravam a guarda costeira chinesa a cercar os barcos de abastecimento filipinos e a empunhar objetos afiados para furar os barcos e intimidar os marinheiros filipinos, que estavam a efetuar trabalhos de abastecimento num atol.

As tensões entre a China e as Filipinas aumentaram desde a subida ao poder de Ferdinand Marcos Jr. em 2022, que reforçou a sua aliança militar com os EUA.

Leia Também: "Ações perigosas" da China contra Filipinas "aumentam tensão regional"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas