Meteorologia

  • 22 JUNHO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 27º

Negociações para adesão da Ucrânia à UE arrancam no fim do mês

De acordo com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a Ucrânia "cumpriu todos os requisitos de reforma necessários enquanto lutava na guerra".

Negociações para adesão da Ucrânia à UE arrancam no fim do mês
Notícias ao Minuto

11:21 - 11/06/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Von der Leyen

A União Europeia (UE) vai iniciar as negociações de adesão com a Ucrânia no fim do mês de junho, revelou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, esta terça-feira.

"A Ucrânia cumpriu todos os passos que tínhamos estabelecido e é por isso que acreditamos que a UE deverá iniciar negociações de adesão com a Ucrânia já no final deste mês", afirmou Von der Leyen, na Conferência de Recuperação da Ucrânia, que decorre esta terça-feira em Berlim, na Alemanha, citada pela Agência Anadolu.

De acordo com a presidente da Comissão Europeia, a Ucrânia "cumpriu todos os requisitos de reforma necessários enquanto lutava na guerra", sendo "notável". "Muito obrigada por ser tão confiável", acrescentou.

Recorde-se que a Ucrânia candidatou-se à adesão à UE em fevereiro de 2022 e obteve o estatuto de candidato à UE em junho de 2022.

Em dezembro do ano passado, os dirigentes da UE deram luz verde à abertura das negociações de adesão, mas até ao momento não foi fixada qualquer data para a abertura das conversações.

[Notícia atualizada às 11h26]

Leia Também: Scholz garante a Zelensky que não haverá "paz ditada" por Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório