Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
25º
MIN 15º MÁX 25º

Criminoso suspeito de vários homicídios detido em Espanha. Há imagens

'La J' era procurado pelas autoridades da República Dominicana, após ter mandado matar um 'adversário' na prisão. Além disso, é chefe de uma organização criminosa dedicada ao tráfico de droga e ao assassínio contratado.

Notícias ao Minuto

18:56 - 30/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Polícia Nacional espanhola deteve um dos homens mais procurado pelas autoridades da República Dominicana. Trata-se do chefe de uma organização criminosa dedicada ao tráfico de droga e ao assassínio contratado, que era procurado por um crime de homicídio.

Segundo a autoridade espanhola, o homem - conhecido como 'La J' - está também a ser investigado pela sua ligação a dezenas de homicídios e por ameaçado o Procurador-Geral da República Dominicana e membros de organizações criminosas com as quais estava em concorrência.

Foi detido em colaboração com a INTERPOL na localidade de San Sebastian de los Reys, em Madrid, após uma investigação que começou em março, quando se suspeitou que o fugitivo mais procurado pelas autoridades dominicanas pudesse estar em Espanha.

'La J' estava a ser procurado por um crime ocorrido no passado dia 15 de janeiro, quando ordenou o homicídio de um recluso na prisão de 'El Pinito, na província de La Vega, na República Dominicana. 

"Para o efeito, recorreu a um membro da sua organização, um recluso do mesmo centro, que forneceu ao recluso uma substância tóxica que lhe causou a morte. A ordem de morte foi motivada por problemas relacionados com o controlo dos pontos de abastecimento de droga, tendo sido emitido um mandado de captura internacional para a sua detenção", explicou a Polícia Nacional, num comunicado divulgado esta quinta-feira.

No entanto, o detido é ainda suspeito de estar "diretamente ligado a dezenas de mortes violentas em várias províncias do norte da República Dominicana", além de ser o chefe "de uma organização criminosa dedicada a assassinatos por contrato, tráfico de droga a nível nacional e internacional, branqueamento de capitais e por gerir a maioria dos pontos de venda na cidade de Santiago de los Caballeros". 

Leia Também: Detido suposto assassino em série no sul de Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório