Meteorologia

  • 20 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

Palestina? Liga Árabe saúda países que estão "no lado certo da História"

O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Abul Gheit, afirmou hoje que a "decisão importante" de Espanha, Irlanda e Noruega de reconhecerem o Estado da Palestina os coloca no "lado certo da História".

Palestina? Liga Árabe saúda países que estão "no lado certo da História"
Notícias ao Minuto

14:26 - 22/05/24 por Lusa

Mundo Médio Oriente

"Saúdo com grande satisfação o importante passo que a Noruega, a Irlanda e a Espanha decidiram dar sobre o reconhecimento do Estado da Palestina", disse Abul Gheit na rede social X, sublinhando que esses países se colocam "no lado certo da História deste conflito".

"Peço a todos os países que ainda não o fizeram (o reconhecimento do Estado da Palestina), que sigam o exemplo desses três países no seu passo corajoso e de princípios. Felicito a Palestina por esse desenvolvimento positivo", concluiu o secretário-geral da Liga Árabe, órgão criado em 1945 e que conta atualmente com 22 membros.

Irlanda, Espanha e Noruega anunciaram hoje que vão reconhecer o Estado da Palestina em 28 de maio. Essa decisão levou Israel a chamar os seus embaixadores nesses três países para consultas.

O anúncio de hoje significa que a Palestina passará a ser reconhecida por 11 Estados-membros da União Europeia, dado que Espanha e Irlanda se juntarão a Bulgária, Chipre, República Checa, Hungria, Malta, Polónia, Roménia, Suécia e Eslováquia.

Nas Nações Unidas, já reconheceram unilateralmente o Estado da Palestina 137 dos 193 membros da organização, de acordo com a Autoridade Nacional Palestiniana.

O anúncio foi feito em plena guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, iniciada há mais de sete meses.

Leia Também: Portugal quer "maior consenso" na UE para reconhecimento da Palestina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório