Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 25º

Aeroporto da Nova Caledónia encerrado devido a instabilidade política

O Aeroporto Internacional de Noumea vai permanecer encerrado aos voos comerciais até às 09h00 de sábado (22h00 de sexta-feira em Lisboa), disse o diretor da Câmara de Comércio e Indústria do arquipélago francês da Nova Caledónia.

Aeroporto da Nova Caledónia encerrado devido a instabilidade política
Notícias ao Minuto

11:05 - 21/05/24 por Lusa

Mundo Noumea 

O aeroporto de La Tontouta, em Noumea, está fechado aos voos comerciais desde o passado dia 14 de maio devido aos bloqueios e à violência que abalaram o território ultramarino francês no Pacífico Sul durante a última semana.

Durante o período de 14 a 25 de maio, os cancelamentos dos voos da Aircalin, uma das companhias aéreas que operam em Noumea e que é detida a 99% pelo governo local, "abrangem um total de 85 voos e (afetam) quase dez mil passageiros", declarou a Aircalin em comunicado.

Os primeiros voos devem ser efetuados hoje para retirar os turistas retidos no arquipélago da Oceânia, marcado por uma revolta independentista iniciada após a reforma eleitoral aprovada em Paris.

A medida permite aos residentes estrangeiros há dez anos no arquipélago a participação no ato eleitoral o que provocou oposição das forças políticas locais que receiam maior controlo de Paris. 

A Austrália e a Nova Zelândia, em particular, estão há vários dias a tentar repatriar as centenas de respetivos cidadãos nacionais retidos no arquipélago.

Hoje, os dois países anunciaram que iriam enviar vários voos para a capital do território.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nova Zelândia, Winston Peters, declarou que governo tinha fretado um voo para Noumea.

O avião, que partiu ao fim da manhã de hoje, deve repatriar cinquenta cidadãos neozelandeses.

Dois outros aviões devem partir da Austrália ainda hoje para retirar "turistas australianos e outras pessoas", acrescentou a homóloga australiana Penny Wong.

Um dos aviões já aterrou na Nova Caledónia, segundo um jornalista da Agência France Presse.

Leia Também: Motor de avião incendeia-se e obriga a aterragem de emergência. Ora veja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório