Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

China chocada com o ataque ao primeiro-ministro da Eslováquia

O Governo chinês afirmou hoje estar "profundamente chocado" com o ataque de quarta-feira contra o primeiro-ministro eslovaco Robert Fico e expressou a sua "forte condenação" ao atentado.

China chocada com o ataque ao primeiro-ministro da Eslováquia
Notícias ao Minuto

11:22 - 16/05/24 por Lusa

Mundo Robert Fico

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Wenbin, expressou em conferência de imprensa as suas "condolências e simpatia para com o primeiro-ministro Fico e a sua família".

Fico encontra-se internado em estado muito grave, depois de ter sido baleado cinco vezes na quarta-feira, após ter participado numa reunião do Governo na cidade de Handlova, no centro da China.

No final da reunião, o primeiro-ministro foi cumprimentar o público e o agressor, que se encontrava entre eles, "disparou subitamente", segundo uma testemunha.

O atirador é um homem de 71 anos que foi detido pela polícia no local do ataque.

"Não concordo com a política do governo. A RTVS (a emissora pública) está a ser atacada e muitas pessoas estão a demitir-se", disse o alegado agressor, Juraj Cingula, ao TA3, quando estava a ser levado para a esquadra da polícia para prestar declarações.

Vários membros do governo nacionalista de esquerda e de extrema-direita da Eslováquia afirmaram que o ataque teve motivações políticas.

O país polarizado tem assistido a protestos em massa nas últimas semanas contra decisões controversas do governo, como o encerramento do gabinete do procurador anticorrupção, que estava a investigar membros do partido de Fico, e os planos para encerrar a RTVS.

Leia Também: Primeiro-ministro eslovaco estável, mas em estado "muito grave"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório