Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Recluso que sobreviveu a injeção letal já tem (nova) execução. E polémica

Alan Eugene Miller tem 59 anos e foi o primeiro a pedir para ser executado com recurso a gás nitrogénio, depois de a sua primeira execução falhar. Já este ano, um primeiro recluso foi executado com recurso a este método. Kenneth Smith considerou, antes de morrer, que o estado norte-americano onde a execução estava a decorrer, Alabama, estava a "dar um passo atrás na humanidade".

Recluso que sobreviveu a injeção letal já tem (nova) execução. E polémica
Notícias ao Minuto

18:00 - 09/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Alan Eugene Miller, o recluso que sobreviveu a uma injeção letal dada em 2022, já tem a data da sua nova - e segunda - execução marcada.

De acordo com documentos a que a CBS teve acesso na quarta-feira, a nova execução acontecerá a 26 de setembro. Para além de Miller ter sobrevivido à execução em questão - depois de ter sido "perfurado" repetidamente durante 1h30 enquanto estava deitado na maca -, há ainda outra questão polémica: é que o homem, de 59 anos, será executado com recurso a gás nitrogénio.

Miller está no corredor da morte desde 2000, o ano seguinte a ter assassinado dois colegas de trabalho e um outro homem. Segundo o que testemunhas explicaram na altura, Miller teria acusado os três homens de "espalharem rumores" sobre ele, sem ser detalhado que tipo de rumores seriam. O tribunal considerou que os crimes foram cometidos de forma especialmente hedionda.

Gás nitrogénio não é estreia, mas quase

Não é a primeira vez que o gás nitrogénio como método de execução vai ser utilizado, tendo sido usado em Kenneth Smith em janeiro passado. O homem, de 58 anos, foi executado desta forma também no estado norte-americano de Alabama, depois de os funcionários não conseguirem garantir um acesso venoso para lhe administrar a injeção letal.

A forma como aconteceu foi muito criticada, tendo a própria vítima dito antes de morrer que o "Alabama deu um passo atrás na humanidade".

Últimas palavras de executado com nitrogénio foram sobre a

Últimas palavras de executado com nitrogénio foram sobre a "humanidade"

Kenneth Eugene Smith foi executado na quinta-feira com método inédito e muito polémico. Ao contrário do que as autoridades judiciárias tinham garantido, quem assistiu ao momento afirma que o recluso sofreu durante alguns minutos, sem ar e em agonia.

Notícias ao Minuto | 16:05 - 26/01/2024

A execução foi também criticada pela Organização das Nações Unidas, assim como pela União Europeia.

Já no caso de Miller,  este torna-se assim o primeiro recluso a pedir para ser executado desta forma, tendo as autoridades dado 'luz verde' para a situação.

A condenação à pena de morte já não acontece em muitos países, no entanto, nem todas as condenações acabam por ser efetivadas. Recorde aqui os casos mais polémicos de execuções que não se realizaram e onde, até à última, os detidos ouviram que a sua pena estava "suspensa".  

Leia Também: Condenado à pena de morte pede "sobras da cantina" para última refeição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório