Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 22º

Navio danificado no Mar Vermelho em suposto ataque dos rebeldes Hutis

Um navio foi hoje danificado num suposto ataque dos rebeldes iemenitas Hutis no Mar Vermelho, segundo o Centro de Operações de Comércio Marítimo do Reino Unido (UKMTO), mas a tripulação está segura e a seguir viagem.

Navio danificado no Mar Vermelho em suposto ataque dos rebeldes Hutis
Notícias ao Minuto

18:54 - 29/04/24 por Lusa

Mundo UKMTO

O ataque aconteceu na costa de Mokha, no Iémen, disse o UKMTO, indicando "uma explosão nas proximidades de um navio mercante", acrescentando: "O navio e a tripulação estão seguros" e a caminho do próximo porto de escala.

Os Hutis não reconheceram imediatamente qualquer ataque, embora as suspeitas recaiam sobre o grupo iemenita, que habitualmente demora várias horas para reivindicar as suas ações.

Os rebeldes, aliados do Irão, justificam os seus ataques no Mar Vermelho e no Golfo de Aden com a tentativa de pressão sobre Israel, com vista a pôr fim à guerra contra o grupo palestiniano Hamas na Faixa de Gaza, que já matou mais de 34 mil palestinianos.

O conflito começou após militantes liderados pelo Hamas atacarem Israel em 07 de outubro, matando quase 1.200 pessoas e fazendo cerca de 250 outras como reféns.

Desde novembro, os Hutis já lançaram mais de 50 ataques a navios, apreenderam uma embarcação e afundaram outra, segundo a Administração Marítima dos Estados Unidos.

Os ataques diminuíram nas últimas semanas, à medida que os rebeldes foram alvo de uma campanha de bombardeamentos aéreos liderados pelos Estados Unidos no Iémen, mas o transporte marítimo através do Mar Vermelho e do Golfo de Aden diminuiu devido às ameaças.

As autoridades norte-americanas indicaram que os rebeldes podem estar a ficar sem armas como resultado da campanha liderada pelos Estados Unidos.

No entanto, o grupo iemenita retomou os seus ataques na semana passada. Na manhã de domingo, os militares dos Estados Unidos abateram cinco 'drones' sobre o Mar Vermelho, disse o Comando Central.

Leia Também: Hutis contabilizam quase 100 navios atacados no Mar Vermelho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório