Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Matou homem aos 7 anos de idade, confessou aos 10. Não pode ser julgado

Criança confessou ter matado um homem durante o sono, em 2022, no Texas.

Matou homem aos 7 anos de idade, confessou aos 10. Não pode ser julgado
Notícias ao Minuto

18:42 - 23/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Um rapaz, de 10 anos, do Texas, nos Estados Unidos, confessou ter matado um homem, enquanto este estava a dormir, em 2022, altura em que tinha sete anos e estava a uma semana de celebrar o seu 8.º aniversário.

A informação foi revelada pelo Gabinete do Xerife do Condado de Gonzales, que explica que o menor confessou que usou a arma do avô para cometer o crime.

Em causa está o homicídio de Brandon O'Quinn Rasberry, de 32 anos, que foi baleado na cabeça, com um único tiro, em janeiro de 2022, num parque de caravanas em Nixon.

A investigação de homicídio ficou praticamente parada ao longo deste tempo. "Todas as testemunhas possíveis foram faladas e entrevistadas pelos investigadores durante a investigação e todas as pistas foram esgotadas", refere um comunicado do Gabinete do Xerife do Condado de Gonzales.

Contudo, tudo mudou com os recentes comentários da criança sobre um homem que tinha baleado e matado, cerca de dois anos antes. Foi no dia 12 de abril, que um diretor escolar disse às autoridades que um aluno havia ameaçado agredir e matar um colega num autocarro escolar, no dia anterior, o que os levou a realizar uma avaliação da ameaça. Foram ainda revelados os comentários do menor sobre o homicídio de há dois anos.

Assim, investigadores criminais determinaram, com base no que a criança partilhou na escola, que este podia ter conhecimento da morte de Rasberry.

Durante um interrogatório, o menor "forneceu informações que eram consistentes com o conhecimento em primeira mão do homicídio de Brandon Rasberry". 

Segundo as autoridades, o menor estava a visitar o avô, que vivia no mesmo parque de caravanas que Rasberry, e conseguiu chegar a uma pistola que encontrou no porta-luvas de uma carrinha do avô. Depois, entrou na caravana de Rasberry.

O rapaz disse que nunca tinha conhecido o homem, apesar de o ter viso mais cedo naquele dia.

Depois de entrar na caravana, o menor relatou que viu a vítima a dormir, aproximou-se e disparou um tiro, atingindo-a na cabeça. 

A criança afirmou "que, quando estava a sair da caravana, disparou a arma de fogo outra vez para o sofá dentro da caravana" e, depois, voltou a colocar a arma de fogo no porta-luvas da carrinha.

"Perguntaram também à criança se estava zangado com Brandon por alguma razão ou se Brandon alguma vez lhe tinha feito algo que o deixasse zangado, mas a criança disse que não", refere a mesma nota.

O avô tinha penhorado a arma, que foi localizada, no passado dia 12 de abril, numa loja de penhores em Seguin. 

A criança foi levada para um hospital psiquiátrico em San Antonio, Texas, para avaliação e tratamento e, mais tarde, para o Gabinete do Xerife do Condado de Gonzales, onde foi registada por acusações relacionadas com o incidente do autocarro escolar. 

"A criança foi colocada em detenção pelo Gonzales County Juvenile Probation para aguardar a data do seu julgamento numa data posterior", refere o comunicado.

Contudo, o menor não será julgado pelo crime de homicídio. No Texas, uma criança não pode ser legalmente responsabilizada por um ato criminoso antes de atingir os 10 anos de idade e o rapaz tinha sete anos na altura da morte de Rasberry.

Leia Também: Polícia encontra corpo de homem procurado há quase um ano no Maine

Recomendados para si

;
Campo obrigatório