Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 22º

Inundações históricas esperadas no sul da China. Seis pessoas feridas

Pelo menos seis pessoas ficaram hoje feridas em deslizamentos de terra na China, que espera graves inundações em regiões do sul devido às fortes chuvas que caem continuamente desde quinta-feira, segundo os 'media' estatais.

Notícias ao Minuto

19:34 - 21/04/24 por Lusa

Mundo China

Chuvas torrenciais atingiram a província de Guangdong desde quinta-feira, levando à subida das águas no delta do Rio das Pérolas e causando dilúvios nas zonas montanhosas.

O canal público CCTV indicou que as chuvas causaram deslizamentos de terras em seis aldeias perto da cidade de Jiangwan, no norte da província, e que algumas pessoas ficaram encurraladas.

Até ao momento não há registo de mortes e o número total de pessoas atingidas não foi indicado, mas segundo a CCTV, seis pessoas ficaram "presas e feridas" pelos deslizamentos de terras e foram transportadas por avião para a cidade vizinha de Shaoguan.

Foram lançados alertas meteorológicos nesta província e o gabinete de meteorologia alertou para fortes tempestades nas zonas costeiras, hoje à noite e na segunda-feira.

As imagens aéreas divulgadas pela CCTV mostraram edifícios inundados e um pagode a emergir das águas.

Muitas escolas já suspenderam as aulas de segunda-feira, segundo uma rádio estatal chinesa.

Citando os serviços de hidrologia da província, a CCTV declarou que três localidades situadas perto do rio Bei "vão ter inundações que só ocorrem uma vez em cada século" devido ao "impacto da chuva forte".

Algumas partes das províncias de Jiangxi e de Fujian também devem ser atingidas pelas tempestades.

As alterações climáticas causadas pelos gases com efeito de estufa estão a tornar os fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes e intensos e a China é o maior emissor mundial destes gases.

Leia Também: Fórum de Macau é "mecanismo de cooperação eficiente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório