Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Burla de milhões em Espanha. Exportavam presunto com selo sanitário falso

Foram detidas seis pessoas. A atividade criminosa terá durado cinco anos e arrecadado cerca de 17 milhões de euros.

Burla de milhões em Espanha. Exportavam presunto com selo sanitário falso
Notícias ao Minuto

18:27 - 17/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A polícia nacional espanhola deteve seis pessoas em Leganés, Madrid, e Seseña, em Toledo, desmantelando um grupo criminoso que levou a cabo uma burla na ordem dos 17 milhões de euros, ao exportar presuntos com selos sanitários falsificados.

Os crimes decorreram durante cinco anos e os detidos exerciam cargos de diferente responsabilidade numa empresa de comércio de carnes, em Leganés. Para que a burla fosse bem sucedida, os suspeitos utilizavam o selo legal de outra empresa, para atribuir ao seu produto a legalidade requerida e o poderem comercializar e exportar.

A investigação começou em agosto do ano passado, quando as autoridades foram alertadas para as atividades ilícitas da empresa, refere a polícia ao La Vanguardia.

Nos locais, o presunto era cortado, levava o selo falso e era distribuído pelos clientes, que exportavam o produto sem saberem do crime. Por seu lado, a empresa a quem pertencia realmente o selo também desconhecia o uso ilícito que lhe estava a ser dado.

Após as investigações terem sido feitas, foi feita uma inspeção aos locais - Leganés e Seseña -, com a colaboração da Inspeção Provincial do Trabalho e da Segurança Social de Madrid e Inspetores dos Departamentos de Saúde de Madrid e Toledo.

As seis pessoas detidas foram acusadas de pertença a grupo criminoso, fraude e falsificação de documentos.

Leia Também: Trio de mulheres apanhado a roubar em hipermercados com carrinho de bebé

Recomendados para si

;
Campo obrigatório