Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Civis ajudaram a salvar quadros valiosos durante incêndio em Copenhaga

O edifício da antiga Bolsa de Valores de Copenhaga ficou destruído, esta manhã, por um incêndio, cujas causas são ainda desconhecidas.

Notícias ao Minuto

20:01 - 16/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Dinamarca

As imagens falam por si. Os habitantes locais juntaram-se aos serviços de emergência para ajudar a salvar obras de arte que se encontravam no interior do edifício da antiga Bolsa de Valores de Copenhaga, na Dinamarca, que foi atingido por um violento incêndio, na manhã desta terça-feira.

Os civis não hesitaram em entrar no edifício em chamas numa tentativa de salvar as peças de valor incalculável que se encontravam no interior, reporta o jornal dinamarquês Politiken.

O edifício, conhecido em dinamarquês como Borsen e cuja construção foi concluída em 1640, situa-se perto do Palácio de Christianborg, onde se encontra o parlamento, e é uma das principais atrações turísticas do país. Foi construído no século XVII e é um dos edifícios mais antigos da cidade.

O Ministro da Cultura da Dinamarca, Jakob Engel-Schmidt, lamentou, numa mensagem publicada na X, que "400 anos de herança dinamarquesa estejam em chamas" e aplaudiu os serviços de emergência e os cidadãos que estão "a colaborar" para "salvar tesouros artísticos e imagens icónicas do prédio em chamas".

Também Brian Mikkelsen, o diretor da Câmara de Comércio Dinamarquesa, terá estado entre os que ajudaram a retirar as pinturas do edifício histórico. Para já, não se sabe se todas as obras foram salvas da fúria das chamas.

De recordar que a antiga Bolsa de Valores da Dinamarca alberga um grande número de retratos e pinturas de artistas consagrados.

O incêndio afetou o telhado e provocou a queda do seu icónico pináculo, em forma de caudas entrelaçadas de quatro dragões. Encontrava-se atualmente rodeado de andaimes e revestimentos, uma vez que estava a ser alvo de obras de restauro, no âmbito do seu aniversário.

A origem do incêndio ainda não foi apurada.

Pode ver as imagens na galeria acima.

Leia Também: Incêndio destrói antigo edifício da Bolsa de Valores da Dinamarca

Recomendados para si

;
Campo obrigatório