Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 28º

Irão apela aos EUA para que "se mantenham afastados" da operação

O Irão apelou hoje aos Estados Unidos para que "se mantenham afastados" da operação contra Israel, que é a "resposta" ao ataque ao seu consulado em Damasco.

Irão apela aos EUA para que "se mantenham afastados" da operação
Notícias ao Minuto

23:56 - 13/04/24 por Lusa

Mundo Israel

"Trata-se de um conflito entre o Irão e o regime israelita, e os Estados Unidos devem manter-se afastados!", afirmou a missão iraniana junto da ONU numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter).

"De acordo com o artigo 51.º da Carta das Nações Unidas sobre a legítima defesa, a ação militar do Irão foi uma resposta à agressão do regime sionista contra as nossas instalações diplomáticas em Damasco", explicou.

"O caso pode ser considerado encerrado. No entanto, se o regime israelita voltar a cometer um erro, a resposta do Irão será consideravelmente mais severa", adverte a mensagem da missão junto das Nações Unidas.

O Irão lançou hoje um ataque com drones contra Israel "a partir do seu território", confirmou o porta-voz do exército israelita num discurso transmitido pela televisão.

"O Irão lançou drones a partir do seu território em direção a Israel", disse Daniel Hagari pouco depois das 23h00 (20h00 GMT).

As tensões entre os dois países subiram nas últimas semanas, depois do bombardeamento do consulado iraniano em Damasco, a 01 de abril, no qual morreram sete membros da Guarda Revolucionária e seis cidadãos sírios.

Leia Também: Hezbollah libanês e Huthis do Iémen ajudaram ataque iraniano a Israel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório