Meteorologia

  • 26 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 23º

Menino de 2 anos sofre "intoxicação aguda" por canábis. Pais investigados

A criança chegou a estar internada numa unidade de cuidados intensivos.

Menino de 2 anos sofre "intoxicação aguda" por canábis. Pais investigados
Notícias ao Minuto

17:53 - 12/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Um menino de dois anos sofreu uma "intoxicação aguda" por canábis e teve de ser internado numa unidade de cuidados intensivos, no município de Ávila, em Espanha. Os pais estão a ser investigados por suspeitas do crime de negligência infantil.

Segundo a estação espanhola Telecinco, o incidente aconteceu no passado dia 28 de março e a criança não corre risco de vida. 

O alerta foi dado pela Polícia Nacional de Salamanca às Forças Armadas do país no dia 2 de abril, após ter recebido informações de que um menino deu entrada no hospital Nuestra Señora de Sonsoles, em Ávila, por intoxicação.

A investigação apurou que os pais levaram a criança ao hospital por apresentar um "comportamento anormal e instável". Foram feitos vários exames, que deram positivo para uma "intoxicação aguda" por canábis, e a equipa médica decidiu transferir o menino para a unidade de cuidados intensivos do Complexo de Saúde de Salamanca. 

O menor acabou por ter alta no dia seguinte, 29 de março, e foi entregue "temporariamente" aos serviços sociais de Castela e Leão, enquanto a Guardia Civil investiga as circunstâncias do incidente, nomeadamente se se tratou de "um consumo acidental ou não".

Segundo fontes policiais, há suspeitas "fundadas de controlo negligente do menor por parte dos pais" e ambos foram acusados de vários crimes, incluindo negligência infantil. 

De acordo com as provas obtidas, a criança ingeriu uma substância tóxica a que teve "acesso livre, o que lhe causou uma intoxicação aguda por canábis", o que obrigou a que fosse internada. 

Leia Também: Detido em Lisboa membro de rede criminosa que era procurado em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório