Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 26º

Finlândia prolonga indefinidamente fecho de fronteira com a Rússia

O Ministério do Interior da Finlândia anunciou hoje que a fronteira com a Rússia permanecerá fechada indefinidamente, quando estava previsto que o Governo revisse a medida em vigor desde meados de novembro de 2023.

Finlândia prolonga indefinidamente fecho de fronteira com a Rússia
Notícias ao Minuto

14:43 - 04/04/24 por Lusa

Mundo Finlândia

"Não recebemos nenhum dado que permita supor que a situação tenha mudado de forma significativa", explicou hoje a ministra do Interior finlandesa, Mari Rantanen.

Nos últimos meses, a Finlândia tem constatado um aumento pouco vulgar nos fluxos migratórios desde que anunciou a sua intenção de aderir à NATO, algo que se tornou oficial há precisamente um ano.

Vários países que partilham fronteira com a Rússia têm denunciado esta prática, que também estará a ser utilizada pela Bielorrússia como retaliação pelas sanções da União Europeia, tal como avisaram a Polónia e os Estados Bálticos.

A fronteira finlandesa foi encerrada pela primeira vez em novembro de 2023, embora, em 14 de dezembro, Helsínquia tenha aberto dois dos nove postos de fronteira distribuídos ao longo dos seus 1.400 quilómetros.

No entanto, devido ao elevado número de pedidos de asilo, as autoridades finlandesas optaram por fechar definitivamente a fronteira entre os dois países.

Leia Também: Atirador sofria "bullying". Os novos detalhes do tiroteio na Finlândia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório