Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 24º

"Músculos cansados". Jovem lembra terror antes de resgate em penhasco

Jovem agarrou-se e aguentou cerca de uma hora, no escuro, descalço, até ser resgatado. Veja o vídeo.

Notícias ao Minuto

17:15 - 03/04/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Califórnia

Um caminhante, que foi resgatado com a ajuda de um helicóptero após cair e ficar preso num penhasco, com mais de 15 metros de altura, no domingo, recordou como tudo aconteceu e como foi difícil não ceder, depois de se ter agarrado a uma rocha, durante uma hora, no escuro, até a ajuda chegar.  

Esta quarta-feira, em declarações ao programa 'Good Morning America', da ABC, Cody Cretini, de 22 anos, lembrou o momento em que estava encalhado, descalço, num penhasco. "Os meus músculos estavam cansados. Estava com cãibras e sabia que se caísse ali, não ia ser bom", contou.

O jovem, do Louisiana, tinha ido fazer uma passeio com a namorada numa praia, quando decidiu tomar um atalho para subir uma colina.

"Decidi escalar o penhasco, ser corajoso, ser aventureiro", disse. "Comecei a subir e, a cerca de 40 ou 50 metros de altura, cheguei a um ponto em que as rochas começaram a desmoronar-se", lembrou.

A namorada de Cretini foi pedir ajuda, o que levou à chegada da equipa de resgate, com um helicóptero, que utilizou uma câmara de imagem térmica para localizar o jovem.

O delegado Larry Matelli, a bordo da aeronave, contou como jovem estava agarrado ao penhasco para se salvar. "O meu receio é que ele se soltasse, e apercebi-me de que, assim que o fizesse, começaria a deslizar", disse Matelli.

Num vídeo do resgate é possível ouvir Matelli a pedir a Cretini: "Ei, não te largues, meu! Não o largues, está bem?".

Cretini acabou por ser transportado de helicóptero para o topo da falésia, onde foi examinado por médicos e tratado devido a alguns arranhões.

O jovem agradeceu à equipa. "Não sei onde estaria sem eles", completou.

Pode ver o vídeo do resgate na galeria acima.

Leia Também: Cão protege dono durante dias ao frio e luta contra coiotes para o salvar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório