Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 14º MÁX 28º

Polícia confirma três mortos e um ferido após avalanche em estância suíça

Buscas foram suspensas. Polícia promete atualizações para mais tarde.

Notícias ao Minuto

20:23 - 01/04/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Suíça

As autoridades confirmaram a morte de pelo menos três pessoas na sequência de uma avalanche na estância de esqui suíça de Zermatt, esta segunda-feira. Há ainda um ferido.

"Avalanche em Riffelberg - ao início da noite, o número de mortos era de 3 pessoas e 1 ferido", informou a polícia do cantão de Valais, numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter). 

Segundo a mesma publicação, "as buscas foram suspensas esta noite".

Recorde-se que as autoridades já haviam informado que uma avalanche naquela estância tinha arrastado diversas pessoas e que havia pelo menos três desaparecidos, segundo citou a Reuters. 

O grande deslizamento de neve, de acordo com as imagens de vídeo transmitidas no X, ocorreu no início da tarde na área fora de pista de Riffelberg, no município de Zermatt.

Para o local foram destacados meios de socorro significativos, incluindo aéreos, para tentar ajudar as vítimas, noticiou a agência France-Presse (AFP).

Fortes nevões e ventos muito fortes levaram as autoridades a alertar para um risco significativo de avalanches nas regiões alpinas do sul da Suíça.

Nesta segunda-feira de Páscoa, o perigo era grande em certas partes do cantão dos Grisões e Valais.

"Avalanches espontâneas muito grandes, e às vezes extremamente grandes, são esperadas", indicou hoje o Instituto para o Estudo de Neve e Avalanches (SLF).

Até agora, neste inverno, 14 pessoas, a maioria destas esquiadores de fundo, tinham morrido em avalanches na Suíça, em 12 acidentes distintos, segundo dados do SLF publicados em 27 de março.

Zermatt, aos pés do Matterhorn e perto da fronteira com a Itália, é um dos destinos turísticos mais populares da Suíça.

[Notícia atualizada às 08h59 de 2 de abril]

Leia Também: Várias pessoas arrastadas em avalanche em estância suíça. Buscas em curso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório