Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Eleições municipais na Turquia centradas na 'batalha' por Istambul

Mais de 61 milhões de eleitores turcos são convocados no domingo para eleições municipais com a atenção centrada em Istambul, onde se prevê um aceso despique entre o atual presidente camarário social-democrata e o candidato do islamista AKP.

Eleições municipais na Turquia centradas na 'batalha' por Istambul
Notícias ao Minuto

08:13 - 30/03/24 por Lusa

Mundo Turquia

O mapa municipal alterou-se nas últimas décadas na Turquia, com o conservador e islamista Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), liderado pelo Presidente Recep Tayyip Erdogan, a dominar o centro e norte do país, enquanto o principal rival Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata e nacionalista) -- que apresenta à reeleição em Istambul Ekrem Imamoglu, 52 anos -- prevalece na parte ocidental e mediterrânica.

Nas últimas eleições municipais, em 2019, o AKP venceu em 740 municípios face aos 240 do seu rival, mas as vitórias decisivas centram-se nas zonas com maior população e peso económico, assinala a agência noticiosa Efe.

A conquista das câmaras municipais de Istambul e Ancara pelo CHP em 2019 significou um duro revés para Erdogan, que agora centra o seu discurso na reconquista de Istambul.

Com 16 milhões de habitantes, a cidade é o motor financeiro, social e cultural da Turquia, para além de possuir um valor simbólico: entre 1994 e 1994 Erdogan foi presidente da câmara municipal e foi nesta grande metrópole que iniciou a sua carreira política, num mandato algo turbulento.

As últimas sondagens forneciam uma vantagem de cerca de 02% a Imamoglu face ao seu principal adversário, o ex-ministro do Urbanismo Murat Kurum, 47 anos, a aposta do AKP que governa a Turquia com maioria absoluta há mais de 20 anos, incluindo com acordos parlamentares, quando necessário.

Nas eleições de 2019, Imamoglu contou com o apoio em Istambul de dois outros importantes partidos da oposição, o Partido do Bem (IYI) de centro-direita e o Partido Democrático dos Povos (HDP), atualmente Partido da Igualdade e da Democracia (DEM), que representa a esquerda pró-curda do país.

Para o escrutínio de domingo ambos optaram agora por apresentar candidatos próprios, apesar de as sondagens indicarem que muitos dos seus habituais eleitores vão optar por Imamoglu.

O islamista Yeniden Refah (Novo partido da prosperidade), também apresenta um candidato próprio em Istambul, e atrai votantes religiosos dececionados com Erdogan por manter relações comerciais com Israel, apesar do seu discurso crítico face ao conflito na Faixa de Gaza.

Caso Imamoglu consiga a reeleição, já está a ser apontado como potencial candidato à presidência da Turquia nas eleições de 2028, às quais Erdogan não pode teoricamente apresentar-se.

Em declarações no passado dia 08 de março, Erdogan admitiu pela primeira vez o fim do seu poder ao assegurar que as municipais de 31 de março seriam as suas últimas eleições.

"Continuo a trabalhar sem parar. Corremos sem respirar porque, para mim, é uma final. Com a autoridade que me confere a lei, esta eleição é a minha última eleição", anunciou na ocasião o chefe de Estado, 70 anos, no poder como primeiro-ministro e depois como Presidente desde 2003.

Os críticos interpretaram estas declarações como uma forma de garantir a simpatia de apoiantes confrontados com a crise económica e uma inflação descontrolada, ou ainda uma estratégia para impor emendas constitucionais.

Para as eleições de domingo não se preveem alterações na capital, Ancara, também conquistada pelo CHP em 2019 e onde o atual presidente camarário, Mansur Yavas, mantém uma enorme vantagem face ao concorrente do AKP.

A corrida eleitoral em Esmirna, terceira cidade do país e bastião do CHP, está mais disputada, com o candidato social-democrata, Cemil Tugay, a partir com uma vantagem de apenas 03%.

Uma derrota em Esmirna e Istambul seria um duro golpe para a oposição e permitiria a Erdogan reforçar a sua liderança, enquanto uma vitória do CHP nas duas grandes cidades fortaleceria o campo social-democrata e contribuiria para recuperar da sua derrota nas presidenciais e legislativas de maio passado.

A vitória do partido de Erdogan também poderia impelir o líder turco a promover novas alterações constitucionais que lhe permitissem concorrer para além dos limites legais, assinala a agência noticiosa Associated Press (AP).

Analistas locais têm admitido que uma vitória do AKP, sobretudo em Istambul, poderia impelir Erdogan, 70 anos, a introduzir uma nova Constituição que lhe permitisse concorrer para além de 2028, quando termina o seu segundo mandato.

Erdogan e seus aliados não possuem atualmente suficientes lugares no parlamento para impor uma nova Constituição, mas um triunfo eleitoral poderia alterar a posição de diversos deputados conservadores.

Nas regiões predominantemente curdas do sudeste da Turquia, prevê-se que o DEM conquista a maioria dos municípios. Resta saber se o partido será autorizado em mantê-los, assinala a AP.

Em anos anteriores, o Governo de Erdogan afastou os responsáveis municipais eleitos por alegadas ligações aos militantes curdos, banidos pelo regime, substituindo-os por funcionários estatais obedientes a Ancara.

Leia Também: Presidente turco visita Casa Branca na segunda semana de maio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório