Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

"Brilhante vitória". Chefe de Estado cabo-verdiano felicita Diomaye Faye

O presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, felicitou Bassirou Diomaye Faye pela eleição como novo chefe de Estado do Senegal, através de uma mensagem publicada na Internet. 

"Brilhante vitória". Chefe de Estado cabo-verdiano felicita Diomaye Faye
Notícias ao Minuto

13:07 - 26/03/24 por Lusa

Mundo Senegal

"Felicito o Presidente eleito do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, pela sua brilhante vitória, à primeira volta", escreveu José Maria Neves no Facebook, na segunda-feira.

O Presidente cabo-verdiano disse desde já esperar "trabalhar estreitamente com o novo Presidente, reforçando as relações de amizade e de cooperação" entre Cabo Verde e o Senegal.

Opositor antissistema, Bassirou Diomaye Faye, que ainda há 10 dias estava na prisão, vai tornar-se no mais jovem Presidente do Senegal, aos 44 anos, depois da vitória alcançada no domingo.

Será o quinto Presidente da história do país da África Ocidental com 18 milhões de habitantes.

A eleição está a ser descrita como um terramoto político, sendo esta a primeira vez, em 12 eleições presidenciais por sufrágio universal, que um candidato da oposição vence à primeira volta.

As eleições foram acompanhadas com atenção no estrangeiro, uma vez que o Senegal é considerado um dos países mais estáveis de uma África Ocidental abalada por golpes de Estado.

Leia Também: "Todo o sucesso". Von der Leyen felicita novo presidente do Senegal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório