Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 19º

Moscovo. Herói de 15 anos ajudou a salvar cerca de 100 pessoas de ataque

Khalilov levou várias pessoas por caminhos que os atacantes desconheciam.

Moscovo. Herói de 15 anos ajudou a salvar cerca de 100 pessoas de ataque
Notícias ao Minuto

11:49 - 25/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Moscovo

Um rapaz de 15 anos está a ser elogiado por ter ajudado várias pessoas a fugirem ao ataque terrorista de sexta-feira, em Moscovo. Ao todo, terá ajudado cerca de 100 pessoas.

Islam Khalilov, segundo a Fox News, trabalha num bengaleiro, no Crocus City Hall. O facto de conhecer bem os 'cantos à casa' permitiu-lhe agir depressa e encaminhar várias pessoas para um local seguro, evitando um maior número de mortos.

"Primeiro ouvimos uns sons estranhos no primeiro andar. Inicialmente, achámos que seria algum grupo mais barulhento que tinha chegado", confessa, referindo que depois "percebeu que tinha de agir, se não ia perder a vida e outros também".

Em imagens registadas pelo próprio, e partilhadas no Twitter, pode ver-se o jovem a correr por umas escadas, seguido por várias pessoas a quem vai dando indicações.

"Por ali, por ali", grita. "Todos por ali, para a Expo", prossegue o jovem, que à Fox News admite que estava "muito assustado".

"Quando estava entre a multidão, em direção à porta, temi que os terroristas pudessem surgir do elevador ou do cimo das escadas e começassem  a disparar", afirma, agradecendo a Deus o facto de "nada ter acontecido".

O ataque, reivindicado por um grupo filiado no movimento 'jihadista' Estado Islâmico (EI), foi o mais mortífero em solo russo nos últimos anos.

O número de mortos no ataque aumentou para 137, incluindo pelo menos três crianças, de acordo com o último balanço oficial, tendo sido referido que foram encontradas armas e munições no local.

O Departamento de saúde da região de Moscovo indicou ainda que 101 pessoas permanecem internadas, 61 recebem tratamento ambulatório e 20 tiveram alta, num total de 182 feridos.

Leia Também: Novos pedidos de asilo na UE voltam a ultrapassar um milhão em 2023

Recomendados para si

;
Campo obrigatório