Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Venezuela e China vão cooperar na área da exploração mineira

A Venezuela e a China vão desenvolver projetos conjuntos de exploração mineira, anunciou hoje o ministro venezuelano do Petróleo e Minaria, Rafael Ramírez.

Venezuela e China vão cooperar na área da exploração mineira
Notícias ao Minuto

09:59 - 21/07/14 por Lusa

Mundo Minas

O anúncio teve lugar durante a abertura dos trabalhos da XIII Comissão Mista de Alto Nível China - Venezuela, cujas reuniões decorrem no Ministério venezuelano de Relações Exteriores, no âmbito da visita do Presidente chinês, Xi Jinping, a Caracas.

"Vamos concretizar de maneira clara e decidida a cooperação numa nova área económica (...) o desenvolvimento de um mapa mineiro, que nos permitirá certificar a nossa base de recursos minerais, no sul do país", disse Rafael Ramírez.

O ministro frisou ainda que os dois países vão desenvolver o "Sifontes Sur", um "projeto de ouro (...) que permitirá estabelecer, na base de uma produção real, a cooperação numa área tão importante" para a economia venezuelana.

Xi Jinping iniciou domingo uma visita de 24 horas a Caracas onde manteve um encontro privado no palácio presidencial de Miraflores, com o seu homólogo venezuelano Nicolás Maduro.

À saída do encontro, Nicolás Maduro anunciou que ambos decidiram "elevar as relações entre a China e a Venezuela a um nível superior e declarar uma associação estratégica de caráter integral".

Os dois países vão também assinar acordos bilaterais em áreas "vitais", como a cooperação financeira, o comércio, a energia e a modernização industrial.

Já Xi Jinping sublinhou que a China "contata com satisfação" que Maduro "herdou a vontade de (Hugo) Chávez em promover com firmeza a grande causa do socialismo do século XXI" e manifestou disponibilidade do seu país apoiar Caracas.

A Venezuela e a China mantêm relações bilaterais há mais de 40 anos.

Atualmente mantém 480 acordos de cooperação, que abrangem mais de 200 projetos em desenvolvimento, em áreas que vão desde a construção de habitações sociais, infraestruturas, transporte e satélites à energia e petróleo.

A Venezuela prevê duplicar, até 2016, os 524.000 barris diários de petróleo que envia diariamente à China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório