Venezuela e China vão cooperar na área da exploração mineira

A Venezuela e a China vão desenvolver projetos conjuntos de exploração mineira, anunciou hoje o ministro venezuelano do Petróleo e Minaria, Rafael Ramírez.

Notícia

© Lusa

Lusa
21/07/2014 09:59 ‧ 21/07/2014 por Lusa

Mundo

Minas

O anúncio teve lugar durante a abertura dos trabalhos da XIII Comissão Mista de Alto Nível China - Venezuela, cujas reuniões decorrem no Ministério venezuelano de Relações Exteriores, no âmbito da visita do Presidente chinês, Xi Jinping, a Caracas.

"Vamos concretizar de maneira clara e decidida a cooperação numa nova área económica (...) o desenvolvimento de um mapa mineiro, que nos permitirá certificar a nossa base de recursos minerais, no sul do país", disse Rafael Ramírez.

O ministro frisou ainda que os dois países vão desenvolver o "Sifontes Sur", um "projeto de ouro (...) que permitirá estabelecer, na base de uma produção real, a cooperação numa área tão importante" para a economia venezuelana.

Xi Jinping iniciou domingo uma visita de 24 horas a Caracas onde manteve um encontro privado no palácio presidencial de Miraflores, com o seu homólogo venezuelano Nicolás Maduro.

À saída do encontro, Nicolás Maduro anunciou que ambos decidiram "elevar as relações entre a China e a Venezuela a um nível superior e declarar uma associação estratégica de caráter integral".

Os dois países vão também assinar acordos bilaterais em áreas "vitais", como a cooperação financeira, o comércio, a energia e a modernização industrial.

Já Xi Jinping sublinhou que a China "contata com satisfação" que Maduro "herdou a vontade de (Hugo) Chávez em promover com firmeza a grande causa do socialismo do século XXI" e manifestou disponibilidade do seu país apoiar Caracas.

A Venezuela e a China mantêm relações bilaterais há mais de 40 anos.

Atualmente mantém 480 acordos de cooperação, que abrangem mais de 200 projetos em desenvolvimento, em áreas que vão desde a construção de habitações sociais, infraestruturas, transporte e satélites à energia e petróleo.

A Venezuela prevê duplicar, até 2016, os 524.000 barris diários de petróleo que envia diariamente à China.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas