Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

Jornalista mexicano foi sequestrado e ameaçado por grupo criminoso

Antes de ser libertado, o homem foi ainda ameaçado e avisado de que deveria moderar-se. 

Jornalista mexicano foi sequestrado e ameaçado por grupo criminoso
Notícias ao Minuto

19:33 - 13/03/24 por Notícias ao Minuto

Mundo México

Um jornalista mexicano afirmou, esta quarta-feira, que tinha sido sequestrado e espancado por um grupo criminoso, na cidade de Guadalajara. Antes de ser solto, o homem foi ainda ameaçado e avisado de que se deveria moderar. 

Jaime Barrera estava desaparecido, desde segunda-feira, e o seu aparecimento já foi confirmado pelas autoridades. O jornalista, que costuma escrever sobre a violência dos cartéis de droga, desapareceu depois de sair de uma estação de rádio onde trabalha.

O homem revelou que assim que entrou no carro foi cercado por cinco homens com armas em punho, segundo o ABC News. Os sequestradores colocaram depois Jaime num outro veículo, vendaram-no e levaram-no para outro local.

As mãos do jornalista foram depois amarradas e foi obrigado a permanecer de joelhos enquanto era agredido com uma tábua. Os sequestradores questionaram-no ainda sobre o seu trabalho, perguntando vezes sem conta porque é que Jaime tinha "escrito o que tinha" e "quem é que o tinha ordenado".

Jaime revelou que a intenção do grupo era intimidá-lo e recusou confirmar qual o cartel que esteve envolvido no rapto. Apesar disso, adiantou que a sua família também foi ameaçada: "Diziam que sabiam onde eu morava e quem eram meus filhos".

Um mês antes do sequestro, tinha escrito um artigo, que foi publicado no jornal El Informador, onde descrevia a violência causada pelo líder do cartel Jalisco, Nemesio 'El Mencho' Oseguera, e alegava que aparentava que as autoridades já não estavam a tentar apanhá-lo. 

O caso de Jaime ganhou atenção nacional em parte porque a sua filha, Itzul Barrera, faz parte do conselho de liderança do partido Morena do presidente Andrés Manuel López Obrador . 

Leia Também: Detetives desapareceram no México. Agora, foram encontrados com vida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório