Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Imagens do funeral de Navalny (marcado por enchente, gritos e lágrimas)

Alexei Navalny foi enterrado esta sexta-feira em Moscovo, depois de uma curta cerimónia. A equipa do ativista, a mulher Yulia Navalnaya e o irmão Oleg Navalny não puderam estar presentes.

As cerimónias fúnebres de Alexei Navalny realizaram-se esta sexta-feira em Moscovo, na Rússia, e ficaram marcadas por uma enchente de milhares de apoiantes e muita emoção na despedida ao opositor russo.

Milhares de pessoas juntaram-se no exterior da igreja do Ícone da Mãe de Deus e, posteriormente, no cemitério de Borisovskoye, onde foi sepultado pelas 16h00 locais (13h00 em Portugal continental).

As cerimónias ficaram marcadas por gritos pela liberdade, gritos contra o presidente russo, Vladimir Putin, muitos aplausos a Navalny e emoção visível de familiares, amigos e até apoiantes - conforme pode ver na galeria de imagens acima.

Entre os que esperavam para prestar homenagem ao líder da oposição, uns seguravam flores, outros tinham lágrimas nos olhos. Outros tiveram até a oportunidade de atirar um punhado de terra para cima da sepultura de Navalny.

Além da equipa do ativista, também a mulher Yulia Navalnaya e o irmão Oleg Navalny não tiveram a oportunidade de dizer um último adeus a Navalny, uma vez que se encontram exilados, mas reagiram nas suas redes sociais.

Crítico declarado do regime e carismático defensor da luta contra a corrupção, Navalny foi hoje a enterrar depois de ter sido declarado morto a 16 de fevereiro, aos 47 anos, numa colónia prisional russa no Ártico, em circunstâncias ainda pouco claras.

Os serviços prisionais disseram que sofreu um colapso súbito após uma caminhada e a certidão de óbito menciona uma causa natural.

Leia Também: Alexei Navalny já foi sepultado (com emoção e milhares de apoiantes)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório