Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Mulher de Navalny despede-se: "Não sei viver sem ti, mas vou tentar"

Alexei Navalny foi esta sexta-feira a enterrar em Moscovo, depois de uma curta cerimónia. Milhares de pessoas estiveram presentes, mas a mulher, Yulia Navalnaya, não pôde marcar presença por estar exilada.

Mulher de Navalny despede-se: "Não sei viver sem ti, mas vou tentar"
Notícias ao Minuto

13:32 - 01/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Alexei Navalny

"Não sei viver sem ti, mas vou tentar deixar-te feliz por mim e orgulhoso de mim, aí em cima. Não sei se aguento ou não, mas vou tentar", escreveu Yulia Navalnaya numa emocionada dedicatória ao marido, no dia em que este foi a enterrar, em Moscovo.

A publicação feita nas redes sociais, e que pode ver abaixo, inclui uma complicação de imagens de vídeo de Yulia e Alexei, onde se apresenta um breve olhar pela vida de ambos, incluindo os últimos meses.

"Obrigado por 26 anos de felicidade absoluta. Sim, mesmo nos últimos três anos. Pelo amor, por sempre me apoiares, por me fazeres rir mesmo na prisão, pelo facto de teres sempre pensado em mim", continua.

Recorde-se que Alexei Navalny foi esta sexta-feira a enterrar em Moscovo, depois de uma curta cerimónia, onde estiveram presentes milhares de pessoas. Yulia, porém, assim como a equipa do ativista russa, estão em exílio, pelo que não tiveram oportunidade de se despedir uma última vez.

Crítico declarado do regime e carismático defensor da luta contra a corrupção, Navalny morreu em 16 de fevereiro, aos 47 anos, numa colónia prisional russa no Ártico, em circunstâncias ainda pouco claras.

Os serviços prisionais disseram que sofreu um colapso súbito após uma caminhada e a certidão de óbito menciona uma causa natural.

Os seus associados, Yulia Navalnaya e muitos líderes ocidentais acusaram o presidente russo, Vladimir Putin, de ser responsável pela sua morte.

O Kremlin negou tais acusações.

Leia Também: Navalny. Milhares de pessoas desafiam autoridades e assistem a funeral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório