Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 28º

"Para as crianças é uma eternidade". Zelenska assinala 2 anos de guerra

A esposa do presidente Volodymyr Zelensly acusa a Rússia de visar "deliberadamente" as crianças ucranianas na invasão.

"Para as crianças é uma eternidade". Zelenska assinala 2 anos de guerra
Notícias ao Minuto

08:29 - 24/02/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia

A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, assinalou, este sábado, os dois anos da invasão russa em território ucraniano, destacando que as crianças no conflito armado vivenciam "uma tragédia".

"Dois anos. Para as crianças, é uma eternidade que deveria ter sido cheia de descobertas, risos nos corredores da escola e momentos felizes com os entes queridos. Em vez disso, tornou-se uma tragédia", começa por dizer Zelenska, enfatizando que "a Rússia matou 528 crianças ucranianas, feriu mais de 1.230, raptou mais de 19.000 e forçou mais de 2 milhões a abandonar as suas casas".

A esposa do presidente Volodymyr Zelensly acusa a Rússia de visar "deliberadamente" as crianças ucranianas na invasão, contudo, deixa claro não estão dispostos a permitir que o futuro dos menores "seja arruinado".

"Nós não desistiremos delas. Há dois anos que a Ucrânia tem vindo a resgatar, a tratar e a devolver as suas crianças, dando-lhes famílias carinhosas e novos lares. Não permitiremos que o seu futuro seja arruinado. Temos de preservar e reconstruir um país onde todas as crianças estejam seguras e sejam amadas", refere, por fim, Zelenska.

Recorde-se que a ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada há precisamente dois anos, a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kyiv e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.

Leia Também: Ucrânia. O custo pesado mas inverificável de dois anos de guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório