Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Número de mortes em incêndios florestais no Chile sobe para 56

Os incêndios florestais na região de Valparaíso, no Chile, já provocaram, pelo menos, 56 mortes, segundo o último balanço.

Número de mortes em incêndios florestais no Chile sobe para 56
Notícias ao Minuto

15:22 - 04/02/24 por Lusa

Mundo Chile

"Fomos atualizados, pelo Serviço Médico Legal, sobre o lamentável número de pessoas que morreram, que subiu para 56", adiantou a delegada presidencial da região, Sofía González, citada pela agência EFE.

De acordo com as autoridades, esta é a maior emergência natural desde o terramoto de 2010, que provocou 525 mortes e milhares de feridos no Sul do país.

O relatório da Corporação Nacional Florestal indicou que há, pelo menos, sete incêndios ativos em Valparaíso.

Desde quarta-feira que a temperatura está próxima dos 40 graus Celsius no centro do Chile e em Santiago.

A ministra do Interior, Carolina Tohá, já avisou que o número de mortes deverá continuar a subir.

As autoridades disseram que pelo menos 1.100 casas foram destruídas, quatro hospitais e três lares de idosos tiveram que ser evacuados e pediram a milhares de pessoas para abandonarem as suas casas.

Na sequência dos incêndios, o Presidente chileno, Gabriel Boric impôs o estado de exceção, de modo a "ter todos os meios necessários". As autoridades mobilizaram 19 helicópteros e mais de 450 bombeiros para combater as chamas.

"Temos todas as nossas forças mobilizadas para combater os incêndios florestais no centro e sul do país", disse o chefe de Estado, na rede social X (antigo Twitter).

A onda de calor, resultante do fenómeno climático El Niño, atinge atualmente o sul da América Latina, em pleno verão, provocando incêndios florestais, agravados pelo aquecimento global. A onda de calor ameaça Argentina, Paraguai e Brasil nos próximos dias.

Leia Também: Marcelo enviou condolências ao Chile por mortes em incêndios florestais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório