Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Exploradores acreditam ter encontrado avião da lendária Amelia Earhart

Quase um século depois, os destroços da aeronave da pioneira da aviação norte-americana Amelia Earhart podem ter sido encontrados no fundo do oceano Pacífico, de acordo com uma empresa de exploração marítima que divulgou uma imagem de sonar.

Exploradores acreditam ter encontrado avião da lendária Amelia Earhart
Notícias ao Minuto

06:43 - 31/01/24 por Lusa

Mundo Amelia Earhart

A empresa norte-americana Deep Sea Vision (DSV) adiantou esta terça-feira que a imagem foi captada após extensas buscas numa área a oeste da Ilha Howland, um recife desabitado perdido no meio do Pacífico entre a Austrália e o Havai.

Com o seu navegador Fred Noonan, Amelia Earhart descolou em 20 de maio de 1937 de Oakland, Califórnia, para se tornar a primeira mulher a voar ao redor do mundo, cinco anos depois de ser a primeira mulher a cruzar o Atlântico sozinha.

Mas os dois desapareceram em 02 de julho, depois de descolarem de Lae, Papua Nova Guiné, para um cansativo voo de 4 mil quilómetros. Estava previsto reabastecerem na Ilha Howland, mas nunca chegaram a esse ponto.

Este desaparecimento permaneceu um dos mistérios mais intrigantes da história da aviação, gerando dezenas de livros, filmes e teorias mais ou menos rebuscadas.

A hipótese predominante sustenta que Amelia Earhart e Fred Noonan registaram uma escassez de combustível e abandonaram o seu bimotor Lockheed L-10 Electra perto da Ilha Howland.

De acordo com a DSV, a imagem capturada pelo robô subaquático da empresa "revela os contornos que correspondem às caudas duplas e à envergadura únicas [do modelo] da sua lendária aeronave".

"Sempre pensamos que ela teria feito de tudo para tentar pousar o avião suavemente, e a assinatura do avião que vemos na imagem do sonar sugere que foi esse o caso", realçou o chefe da DSV, Tony Romeo, em comunicado.

A empresa afirma que passou 90 dias a pesquisar 13.500 km² de fundo oceânico e deseja manter, por enquanto, em segredo a localização exata da descoberta.

Leia Também: Israel. EUA e Qatar conversaram sobre plano para libertar todos os reféns

Recomendados para si

;
Campo obrigatório