Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 19º MÁX 27º

UE reconhece "esforços do Montenegro" para aderir ao bloco europeu

A União Europeia (UE) considerou hoje que o novo Governo do Montenegro está a fazer esforços consideráveis rumo à adesão ao bloco comunitário, incluindo o alinhamento em matéria de geopolítica.

UE reconhece "esforços do Montenegro" para aderir ao bloco europeu
Notícias ao Minuto

19:51 - 29/01/24 por Lusa

Mundo Montenegro

Em comunicado, o Conselho da UE reconheceu "os esforços do Montenegro, incluindo os últimos passos positivos tomados pelo Governo montenegrino recentemente formado, e a sua ambição para alcançar os objetivos em matéria de Estado de direito interno".

A nota surge depois de um encontro entre representantes da UE, nomeadamente o alto-representante para os Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, e a ministra belga dos Negócios Estrangeiros, Hadja Lahbib, em representação da presidência belga do Conselho da UE, com o primeiro-ministro montenegrino, Milojko Spajic.

"Os 33 parâmetros [de 35] das negociações de adesão do Montenegro foram abertos e três já estão provisoriamente concluídos", acrescentou o Conselho.

Ainda estão por colmatar "brechas nas áreas da luta contra a corrupção e o crime organizado, liberdade de expressão e dos órgãos de comunicação social, o profissionalismo e responsabilização do sistema judiciário".

A UE notou o alinhamento geopolítico do Montenegro com os 27, nomeadamente em matéria de quadro de sanções.

O Montenegro apresentou a candidatura à UE em dezembro de 2008 e recebeu o estatuto de país candidato dois anos depois.

As negociações de adesão começaram em junho de 2012.

Leia Também: UE com acordo para usar lucros de bens russos para reconstruir a Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório