Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Agricultores gregos intensificam protestos por isenções fiscais e apoios

Os agricultores gregos intensificaram hoje as suas mobilizações, com bloqueios de estradas no centro do país, para exigir ao Governo isenções fiscais para o combustível e ajudas devido à perda de colheitas pelas inundações, indicou a televisão privada SKAI.

Agricultores gregos intensificam protestos por isenções fiscais e apoios
Notícias ao Minuto

17:58 - 25/01/24 por Lusa

Mundo Grécia

Na região de Karditsa, centenas de agricultores com mais de 400 tratores bloquearam uma estrada local e a autoestrada nacional.

Na quarta-feira, um grupo de agricultores que tentava alcançar a autoestrada foi travado pela polícia, que utilizou gás lacrimogéneo para impedir a sua passagem.

Em diversas regiões da Grécia central registaram-se cortes de estradas, enquanto as associações de agricultores de todo o país convocaram mobilizações para os próximos dias.

Uma das principais reivindicações consiste na redução dos custos de produção através de isenções fiscais para o combustível, e a compensação pela perda de benefícios devido aos elevados preços de fertilizantes e a uma série de catástrofes naturais.

Em concreto, os agricultores da Grécia central exigem que o Estado os indemnize pela destruição de vários cultivos provocados em setembro passado pela tempestade "Daniel", que provocou graves inundações em particular na região da Tessália.

Após as inundações, consideradas inéditas pelo Governo, foi revelado que uma série de obras para o controlo dos rios da região não foram concluídas a tempo ou encontravam-se bloqueadas há vários anos.

O ministro da Agricultura grego, Lefteris Avgenakis, assinalou hoje que o Governo entende os problemas do setor e prosseguir os esforços para encontrar soluções, a nível interno e europeu.

Os agricultores decidiram intensificar as mobilizações para os próximos dias.

Para sexta-feira, agricultores da localidade de Epanomi nos arredores de Salónica, a segunda cidade da Grécia, convocaram um desfile de tratores em direção ao aeroporto da cidade.

Leia Também: Seis ONG alertam para "retrocesso do Estado de direito" na Grécia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório