Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Onze civis mortos por milicianos no oeste da RDCongo

Onze civis foram hoje mortos por milicianos no oeste da República Democrática do Congo (RDCongo), numa região assolada por conflitos entre comunidades, segundo fontes locais.

Onze civis mortos por milicianos no oeste da RDCongo
Notícias ao Minuto

18:50 - 23/01/24 por Lusa

Mundo RDCongo

"Mataram 11 pessoas, incluindo três mulheres", ao fim da noite, na aldeia de Fadiaka, no território de Kwamouth, província de Maï-Ndombe, disse à agência noticiosa France-Presse (AFP) um deputado de Kwamouth, Guy Musomo, acusando os milicianos "mobondo" de serem os autores do ataque.

A violência comunitária eclodiu em 2022 nesta província devido a um conflito de terras entre os Teke, que se consideram proprietários das aldeias ao longo do rio Congo, e os Yaka, que vieram instalar-se depois deles. Apresentados como membros da comunidade Yaka, os "mobondo" são acusados de participar ativamente na violência, que fez centenas de mortos.

Os milicianos, armados com catanas e espingardas, "foram massacrar a população de Fadiaka quando viram que os soldados tinham partido para uma operação" noutro setor, referiu o deputado Musomo.

As eleições legislativas de 20 de dezembro desta nação que faz fronteira com Angola não puderam realizar-se em Kwamouth por razões de segurança.

Leia Também: Cólera. Epidemia no RD Congo e na Zâmbia põe Angola no nível 2 de alerta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório