Meteorologia

  • 09 SEPTEMBER 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 25º

Homens armados interrompem emissão de programa de TV no Equador

As imagens mostram várias funcionários deitados no chão, assim como pelo menos uma granada.

Notícias ao Minuto

20:30 - 09/01/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Equador

Homens armados interromperam, esta terça-feira, a emissão de um programa ao vivo que estava a ser registado em Guayaquil, no Equador.

A situação acontece um dia depois de o presidente, Daniel Noboa, ter declarado estado de emergência, na sequência da fuga da prisão de um líder de um dos principais grupos de crime organizado no país.

As imagens mostram várias pessoas encapuzadas e armadas, enquanto também funcionários da estação televisiva são mandados deitar no chão.

Nas imagens é ainda possível ver alguns engenhos explosivos, aparentemente uma granada, pelo menos. "Temos bombas",  ouve-se um dos homens armados a dizer. Veja o momento na galeria acima.

Segundo a Sky News há ainda vídeos onde é possível ouvir alguns tiros e gritos de fundo.

Na sequência da figa do líder do gangue, Adolfo Macias, mais conhecido por Fito, as autoridades têm registado vários incidentes violentos, além do rapto de pelo menos sete polícias.

Fito é o líder do gangue Los Choneros, que terá ligações com o cartel Sinaloa, no México.

Fito foi condenado a cumprir 34 anos de prisão por crimes relacionados com o tráfico de droga e homicídio. Há dois guardas prisionais que estão a ser investigados po, alegadamente, terem ajudado nesta fuga, que aconteceu no domingo.

"Eles vieram para nos matar, meu Deus proteja-nos", escreveu um dos jornalistas numa mensagem enviada por WhatsApp a um correspondente da agência France-Presse.

A Polícia Nacional confirmou, em comunicado, que as unidades foram alertadas e já estariam no local.

[Notícia atualizada às 21h05]

Leia Também: Após fuga do maior líder de tráfico, Equador vive onda de violência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório