Timor acompanha com preocupação situação na Tailândia e Camboja

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, acompanha com preocupação a situação entre o Camboja e a Tailândia, que voltou hoje a acusar Phnom Penh de violar o cessar-fogo.

tailândia

© Valeria Mongelli/Anadolu via Getty Images

Lusa
30/07/2025 08:27 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Tailândia

"O Presidente Ramos-Horta tem acompanhado a situação com profunda preocupação, mas também com grande esperança de uma resolução rápida. Timor-Leste considera tanto a Tailândia quanto o Camboja parceiros de longa data e altamente estimados na nossa região", pode ler-se num comunicado divulgado hoje à imprensa pela Presidência timorense.

 

A Tailândia e o Camboja acordaram na segunda-feira um cessar-fogo, após cinco dias de confrontos, que causaram a morte de mais de 40 pessoas de ambos os países, e que têm como pano de fundo uma disputa territorial histórica, que evolui para um confronto militar em vários pontos da fronteira comum entre 2008 e 2011.

O exército tailandês acusou as tropas cambojanas de lançaram ataques em cinco pontos ao longo da fronteira, entre a noite de terça-feira e a manhã de hoje, incluindo "disparos de armas e morteiros", mas o Camboja nega e garante que está comprometido com a trégua.

No comunicado, o chefe de Estado timorense reafirma a "importância dos princípios fundadores e mecanismos" da Associação de Nações do Sudeste Asiático como "ferramentas essenciais para enfrentar os complexos desafios regionais".

"Como cidadãos do sudeste asiático, devemos inspirar-nos nesses valores fundamentais para promover um quadro de diálogo aberto e construtivo, especialmente em momentos críticos como este", salienta o também prémio Nobel da Paz.

"Nestes momentos críticos, todos devemos agir com boa-fé e trabalhar em conjunto em prol de soluções duradouras. Timor-Leste permanece firme na solidariedade com os seus vizinhos e com todos aqueles que lutam por um mundo mais pacífico e cooperativo", acrescentou José Ramos-Horta, que viajou hoje para a Indonésia para uma visita privada de trabalho.

Leia Também: Tailândia volta a acusar Camboja de violação do cessar-fogo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas