O povo colombiano está, por estes dias, a celebrar o Carnaval dos Negros e Brancos, na cidade de Pasto, na Colômbia. Todos os anos, o evento, que é classificado como Património Cultural da Humanidade da UNESCO, realiza-se no mês de janeiro.
A edição deste novo ano do festival começou oficialmente no dia 2 de janeiro. Ontem, dia 3, os artistas apresentaram-se pelas ruas de Pasto no desfile 'Canto a la Tierra'.
Segundo o jornal El Tiempo, este momento visa homenagear a Terra e o país sul-americano com música ao vivo e trajes representativos da flora e fauna locais, assim como as primeiras culturas que habitaram o continente.
Amanhã será celebrada a tradição camponesa regional, no dia 5 comemora-se a liberdade de todos os colombianos e a mistura de raças no país e no sábado terá lugar o desfile principal, que é descrito pelos organizadores como "o ponto alto da festa", refere o El Tiempo.
A Reuters avança ainda que o Carnaval Brancos e Negros, um dos mais antigos da América do Sul, tem origem numa mistura de expressões culturais da Amazónia, dos Andes e do Pacífico.
Todos os anos, este festival atrai pessoas de toda a Colômbia e milhares de turistas estrangeiros para o país.
En#Pasto le cantamos a la tierra y a nuestros colectivos coreográficos, el tradicional desfile ‘Canto a la tierra’ refleja el amor por nuestro territorio y por nuestra cultura#TurismoSeguro #DiosYPatria 🇨🇴 pic.twitter.com/v3ho5cNuSD
— Policía de Protección y Servicios Especiales (@ProteccionPonal) January 3, 2024
#Pasto🥰
— Diego Fernando Bravo (@Diego_Bravo25) January 3, 2024
Canto a la Tierra#CarnavalDeNegrosYBlancos pic.twitter.com/PLgSnhEmhY
Veja as imagens divertidas e coloridas do segundo dia do Carnaval de Brancos e Negros da Colômbia na galeria acima.
Leia Também: Carnaval de Estarreja de 2024 com símbolos para daltónicos