Chapéu de bronze em estátua de Lincoln desaparece. "Tinham de ser fortes"

Ninguém percebe muito bem como é que a peça foi retirada. Autoridades pediram ajuda do público.

Notícia

© Raymond Boyd/Getty Images

Notícias ao Minuto
18/12/2023 16:12 ‧ 18/12/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Estados Unidos

Um chapéu de bronze desapareceu de uma estátua em homenagem ao antigo presidente norte-americano Abraham Lincoln, no estado do Kentucky, deixando as autoridades confusas sobre os motivos e a forma como foi conduzido o crime.

A estátua fica nas margens do rio Ohio, na cidade de Louisville, no Kentucky, de onde é natural Lincoln, um dos mais importantes líderes da história dos Estados Unidos.

O escultor da obra, Ed Hamilton, publicou fotografias da estátua nas redes sociais no sábado passado, dando conta do desaparecimento do chapéu - que é uma representação do icónico estilo de Lincoln, presente em todos os retratos da altura.

"Tiveram de ser muito fortes e determinados para tirar bronze da base, credo!", disse o escultor.

Segundo conta a Associated Press, as autoridades locais de Louisville avançaram que foi apresentada uma queixa online ao departamento policial da cidade, e foi criada uma linha anónima para que testemunhas possam dar informações.

Estão também a ser recolhidas imagens de videovigilância em torno do local, para perceber se houve atividade suspeita e criminosa no incidente, mas também para averiguar como é que foi possível retirar o chapéu, afixado ao chão, sem deixar traços.

A estátua em si tem cerca de 3,6 metros, com Lincoln sentado numa rocha a olhar para o rio. A peça em bronze foi construída em 2009, e é uma homenagem ao presidente que foi responsável por terminar oficialmente com a escravatura nos Estados Unidos, durante a Guerra Civil norte-americana do século XIX.

Leia Também: Itália recusa devolver estátua favorita de Hitler à Alemanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas