Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 20º

Cumprindo promessa, PM galês celebra 5 anos no cargo e demite-se

Mark Drakeford foi confirmado como primeiro-ministro a 13 de dezembro de 2018. Na altura, prometeu que "exerceria o mandato durante cinco anos" e cumpriu.

Cumprindo promessa, PM galês celebra 5 anos no cargo e demite-se
Notícias ao Minuto

12:22 - 13/12/23 por Notícias ao Minuto

Mundo País de Gales

O primeiro-ministro do País de Gales, Mark Drakeford, anunciou a sua demissão, esta quarta-feira, exatamente cinco anos após ter tomado posse. Segundo a imprensa britânica, haverá uma nova corrida à liderança do Partido Trabalhista do País de Gales e o sucessor de Drakeford deverá ser conhecido antes da Páscoa de 2024.

"Quando me candidatei à liderança, afirmei que, se fosse eleito, exerceria o meu mandato durante cinco anos. Passaram exatamente cinco anos desde que fui confirmado como primeiro-ministro, em 2018", referiu num discurso no parlamento galês, conhecido como ‘Senned’.

O primeiro-ministro anunciou que já notificou "formalmente" o presidente da comissão executiva do País de Gales da sua "intenção de abandonar o cargo de líder do Partido Trabalhista" em março de 2024.

"As nomeações para o meu sucessor como líder do Partido Trabalhista do País de Gales serão abertas em breve. O processo estará concluído até ao final da primavera, para que o nome do vencedor possa ser apresentado ao Senedd antes das férias da Páscoa. Entretanto, continuo a ser o vosso primeiro-ministro", garantiu.

No discurso de despedida, Drakeford sublinhou que "num período de cinco anos em que o País de Gales enfrentou a austeridade, o Brexit, a pandemia de Covid, a crise climática, as guerras na Ucrânia e no Médio Oriente e quatro primeiros-ministros diferentes [do Reino Unido] - até agora - haverá muito sobre o que refletir".

"Espero que o próximo líder e primeiro-ministro do Partido Trabalhista galês tenha a oportunidade, que não surgiu no meu caso, de trabalhar com um governo trabalhista recém-eleito em Londres. Trabalharei o mais que puder para que esse governo trabalhista seja eleito", afirmou ainda.

No verão, o primeiro-ministro galês já tinha adiantado que não se iria recandidatar ao cargo nas próximas eleições legislativas, previstas para 2026. Mark Drakeford foi eleito para o Senedd pela primeira vez em 2011 e tornou-se primeiro-ministro sete anos depois. 

Segundo o jornal The Guardian, entre os favoritos para o substituir estão Vaughan Gething, o ministro da Economia, e Jeremy Miles, o ministro da Educação.

Leia Também: País de Gales. Três jovens mortos e outros 2 em estado grave após colisão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório