Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Roménia abre canal de navegação noturna para exportar cereais ucranianos

A Roménia abriu o Canal Sulina, que liga o rio Danúbio ao Mar Negro, à navegação noturna para facilitar o escoamento de cereais ucranianos para os mercados internacionais, disse hoje o ministro dos Transportes romeno, Sorin Grindeaunu.

Roménia abre canal de navegação noturna para exportar cereais ucranianos
Notícias ao Minuto

18:20 - 07/12/23 por Lusa

Mundo Ucrânia

"A partir de hoje, a navegação noturna no Canal Sulina é possível 24 horas por dia", disse Grindeaunu em Tulcea, situada nas margens do Danúbio, no leste da Roménia, citado pela agência noticiosa local Agerpres.

Com 64 quilómetros de comprimento entre Tulcea e a cidade de Sulina, no Mar Negro, o Canal de Sulina é o ramal mais curto e o maior afluente dos rios que ligam o Danúbio ao Mar Negro.

Com uma profundidade entre sete e os 18 metros, permite a navegação de navios até 7.000 toneladas.

Segundo Grindeaunu, permitir o transporte noturno "é um passo fundamental para cumprir a promessa feita por Bucareste de facilitar o trânsito mensal de quatro milhões de toneladas de cereais ucranianos para o Mar Negro".

O país comprometeu-se a atingir este objetivo em agosto passado, depois de Moscovo ter suspendido, em julho, o chamado "acordo do corredor de cereais", que durante um ano permitiu que os navios de carga saíssem dos portos ucranianos.

O prolongamento do tempo de navegação através do Canal de Sulina foi possível graças a um projeto de cooperação cofinanciado pela União Europeia (UE) e pelos Estados Unidos.

Leia Também: Portugal contribui com 5 milhões para escoamento de cereais ucranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório