Uma aluna de medicina descobriu que tinha um cancro durante uma aula em que estava a aprender a realizar ecografias na Califórnia, nos EUA.
Sally Rohan, de 27 anos, estava no primeiro ano do curso quando foi a primeira a voluntariar-se para usar a máquina das ecografias para realizar um exame à tiroide. “Aprendemos como fazer uma ecografia à tiroide porque é uma zona muito fácil de fazer o procedimento”, afirmou Sally.
"Estávamos a comparar o meu [exame] com o que vimos nos vídeos a que assistimos antes da aula, e lembro-me de olhar e dizer: 'Esperem, há algo errado com o meu", referiu a aluna. O professor revelou depois que o que Sally tinha na tiroide era um nódulo e aconselhou-a a tirar uma fotografia à ecografia e consultar um médico.
A mulher decidiu depois ir ao médico e, após repetir os exames, confirmou que de facto tinha um cancro na tiroide, que já tinha metáteses nos gânglios linfáticos. “Foi um choque total”, disse Rohan, acrescentando que a sua família tem histórico de cancro de pele, mas não de cancro de tiroide.
A estudante vai ser operada para retirar a tiroide e os gânglios linfáticos afetados. Depois será submetida a tratamentos de radioterapia.
Sally Rohan diz que o cancro lhe está a ensinar como ser paciente, enquanto prossegue com os estudos de medicina. “Aprendi que ser paciente é um trabalho a tempo integral”, referiu.
Leia Também: Menino diagnosticado com cancro após mãe reparar que pestanejava demais