Meteorologia

  • 29 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 16º

Exército israelita terá encontrado depósito de armas junto a edifícios

O Exército israelita afirmou hoje ter descoberto nas imediações de edifícios civis "um dos maiores depósitos de armas da Faixa de Gaza" que armazenava vários tipos de armamento, como mísseis, lançadores de 'rockets' e 'drones'.

Exército israelita terá encontrado depósito de armas junto a edifícios
Notícias ao Minuto

15:22 - 06/12/23 por Lusa

Mundo Israel

"Um dos maiores depósitos de armas da Faixa de Gaza foi descoberto perto de uma clínica e de uma escola no norte" do enclave palestiniano por uma unidade militar, informou o Exército israelita num comunicado.

Este depósito armazenava "centenas de lançadores de 'rockets' antitanque RPG e as suas munições, dezenas de mísseis antitanque, dezenas de dispositivos explosivos, mísseis de longo alcance destinados a atingir o centro de Israel, dezenas de granadas e 'drones' [aparelhos não tripulados]", referiu a mesma nota informativa.

"Os soldados apreenderam as armas. Algumas foram destruídas no local, outras enviadas para investigação", indicou a mesma fonte, especificando que o depósito foi descoberto "no meio da população civil".

"Esta é mais uma prova da utilização cínica que o Hamas faz dos habitantes da Faixa de Gaza como escudos humanos", assegurou a fonte militar israelita.

Israel tem levado a cabo uma vasta ofensiva terrestre na Faixa de Gaza desde 27 de outubro, após três semanas de intensos bombardeamentos, em resposta ao ataque realizado pelo grupo islamita palestiniano Hamas no sul de Israel em 07 de outubro, que fez mais de 1.200 mortos, na maioria civis, 5.000 feridos e cerca de 240 reféns.

As operações militares israelitas já provocaram mais de 16 mil mortos na Faixa de Gaza, 70% dos quais mulheres e crianças, de acordo com o Ministério da Saúde tutelado pelo Hamas, que controla o enclave palestiniano desde 2007.

Leia Também: Autoridades israelitas exigem que Cruz Vermelha tenha acesso aos reféns

Recomendados para si

;
Campo obrigatório