Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Taipé diz que avião antissubmarino dos EUA sobrevoou Estreito de Taiwan

O Ministério de Defesa de Taiwan disse hoje que um avião antissubmarino P-8A Poseidon do exército norte-americano, equipado com mísseis anti-navio, sobrevoou o Estreito de Taiwan.

Taipé diz que avião antissubmarino dos EUA sobrevoou Estreito de Taiwan
Notícias ao Minuto

09:55 - 06/12/23 por Lusa

Mundo Taiwan

O organismo afirmou que o avião sobrevoou de norte a sul o estreito que separa Taiwan da China continental.

Durante a sua passagem, as Forças Armadas da ilha "tiveram total controlo sobre a dinâmica do mar e do espaço aéreo circundante", segundo o ministério.

O P8-A Poseidon pode realizar missões de patrulha marítima, de reconhecimento e de guerra antisubmarina com um alcance de mais de 8.000 quilómetros.

Um avião deste tipo sobrevoou as mesmas águas em outubro passado, uma ação condenada por Pequim na altura.

A ilha autónoma é uma das principais fontes de fricção entre Pequim e Washington, uma vez que os Estados Unidos são o principal fornecedor de armas a Taiwan.

As tensões entre Taipé e Pequim têm vindo a aumentar desde o verão passado devido à visita da então presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, que foi fortemente criticada pelas autoridades chinesas.

Desde então, Taipé tem registado um aumento das incursões militares chinesas nas suas imediações, tanto por via marítima como aérea.

Taiwan - para onde o exército nacionalista chinês se retirou depois de ter sido derrotado pelas tropas comunistas na guerra civil - é governada de forma autónoma desde 1949, embora a China reivindique a soberania sobre a ilha, que considera uma província sua para cuja "reunificação" não exclui o recurso à força.

Leia Também: Após surto, Taiwan desaconselha grupos de risco a visitarem China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório