Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 9º MÁX 16º

Folgada vitória do partido no poder nas eleições locais na Índia

O partido no poder na Índia derrotou por uma larga margem a oposição nas eleições em três dos principais Estados centrais, segundo resultados anunciados no domingo, a poucos meses das legislativas no país mais populoso do mundo.

Folgada vitória do partido no poder nas eleições locais na Índia
Notícias ao Minuto

07:01 - 04/12/23 por Lusa

Mundo Índia

As vitórias em três dos cinco Estados que votaram em novembro reforçam o partido de direita BJP (Bharatiya Janata Party) e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que continua muito popular após dez anos no poder e é favorito para ganhar um terceiro mandato consecutivo no próximo ano.

O BJP retirou à oposição o controlo dos Estados de Chhattisgarh e Rajasthan e manteve o de Madhya Pradesh.

Estes resultados são considerados um novo revés para Rahul Gandhi, de 53 anos, líder do partido Congresso Nacional Indiano (CNI), o principal partido da oposição de centro-esquerda, que realizou uma campanha agressiva contra Modi.

O pai, a avó e o bisavô de Rahul Gandhi foram primeiros-ministros e políticos que dominaram o panorama político indiano durante décadas. O CNI, outrora a força política dominante da Índia, perdeu, no entanto, as duas últimas eleições nacionais, em 2014 e 2019, em derrotas históricas contra o BJP.

O CNI conquistou, contudo, o Estado de Telangana, no sul do país, a um partido regional, ao passo que os votos num pequeno Estado do nordeste indiano, Mizoram, serão hoje contados.

"A vitória de hoje é histórica", declarou Narendra Modi no seu discurso de vitória, proferido na sede do BJP em Nova Deli.

Agradecendo "ao povo pelo seu apoio", o primeiro-ministro atribuiu-o à "política de boa governação e de desenvolvimento da Índia" do seu partido.

Leia Também: Índia oferece-se para acolher a 33.ª cimeira sobre o Clima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório