China não deteta agentes novos ligados a aumento de doenças respiratórias

A China afirma não ter detetado quaisquer agentes patogénicos novos ou invulgares ligados ao aumento de casos de doenças pulmonares no norte do país, informou quinta-feira a Organização Mundial da Saúde, após solicitar informações detalhadas a Pequim.

Notícia

© Reuters

Lusa
24/11/2023 06:47 ‧ 24/11/2023 por Lusa

Mundo

China

"As autoridades chinesas indicaram que não foram detetados quaisquer agentes patogénicos novos ou invulgares, nem sinais clínicos invulgares, mas apenas um aumento geral do número de casos de doenças respiratórias devido a agentes patogénicos conhecidos", afirmou a OMS, em comunicado hoje divulgado.

A organização está atenta, desde outubro, a dados dos sistemas de vigilância chineses que mostram um aumento significativo de doenças respiratórias entre crianças no norte da China.

O coronavírus Covid-19, que apareceu se tornou uma pandemia e provocou a morte de milhões de pessoas, surgiu no final de 2019 em Wuhan, capital da província chinesa de Hubei.

A agência da ONU para a saúde adiantou ter feito um pedido formal a Pequim para obter mais dados, depois de uma teleconferência realizada na quinta-feira com o Centro chinês de Controlo e Prevenção de Doenças e o Hospital Infantil de Pequim.

Para já, a organização de saúde, com sede em Genebra, recomenda que a população chinesa respeite "as medidas que visam reduzir o risco de doenças respiratórias".

Tal como foi recomendado durante a pandemia de Covid-19 e durante epidemias em geral, as medidas de segurança incluem vacinação, distanciamento de pessoas doentes, isolamento em caso de sintomas, testes frequentes e uso de máscara.

Em declarações à imprensa feitas no dia 13 de novembro, as autoridades chinesas atribuíram este aumento de doenças respiratórias ao abandono, este ano, das restrições sanitárias anti-Covid e à circulação de agentes patogénicos conhecidos.

Leia Também: OMS pede à China mais informações sobre surtos respiratórios em crianças

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas