Presidente da Cruz Vermelha falou com chefe do Hamas sobre reféns
A Cruz Vermelha anunciou hoje que a sua presidente se deslocou ao Qatar para reunir com o chefe do Hamas, Ismaïl Haniyeh, e "discutir as questões humanitárias ligadas ao confito armado em Israel e na Faixa de Gaza".
© Russian Foreign Ministry/Handout via REUTERS
Mundo Israel/Palestina
"A presidente Mirjana Spoljaric reuniu com Ismaïl Haniyeh, chefe da comissão política do Hamas, e separadamente com as autoridades do Qatar", indicou o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICR), em comunicado.
Esta visita ocorre quando o Qatar, que está a intermediar uma negociação para a libertação de reféns israelitas detidos na Faixa de Gaza, garantiu no domingo que só existem uns obstáculos "menores" para alcançar um acordo.
Segundo o CICR, a visita de Spoljaric inscreve-se no quadro dos esforços para realizar "discussões diretas com todas as partes para melhorar o respeito pelo direito internacional humanitário".
No texto sublinhou-se ainda que a presidente já se reuniu, "por várias vezes, nas últimas semanas, com familiares dos reféns detidos na Faixa de Gaza, bem como dirigentes israelitas e palestinianos".
Os militares israelitas estimam que cerca de 240 pessoas estejam reféns na Faixa de Gaza, no seguimento do ataque do Hamas a território israelita, em 07 de outubro.
Este ataque causou cerca de 1.200 mortos israelitas, principalmente civis, segundo um balanço dos dirigentes israelitas.
Em represália, Israel está a bombardear incessantemente a Faixa de Gaza e desenvolve, desde 27 de outubro, uma operação terrestre, para "esmagar" o movimento islamita.
Estes ataques israelitas à Faixa de Gaza já fizeram mais de 13.300 mortos, dos quais mais de 5.600 são crianças, segundo o Hamas.
Leia Também: Hamas diz que retirou cerca de 100 doentes do hospital indonésio em Gaza
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com