Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Partido da presidente da Moldova anuncia vitória nas eleições locais

O partido europeísta Ação e Solidariedade (PAS), da Presidente da Moldova, Maia Sandu, reivindicou hoje a vitória nas eleições locais de domingo, com base em resultados preliminares.

Partido da presidente da Moldova anuncia vitória nas eleições locais
Notícias ao Minuto

10:20 - 06/11/23 por Lusa

Mundo Moldova

"O PAS ganhou as eleições. Em 19 [de 35] círculos eleitorais regionais estamos em primeiro lugar", afirmou o ministro das Infraestruturas e do Desenvolvimento Regional, Andrei Spinu, citado pela agência espanhola EFE.

Spinu disse que o PAS elegeu o maior número de presidentes de câmara na primeira volta, mais de 240 das 898 cidades e aldeias do país.

De acordo com a lei eleitoral moldava, no caso de nenhum candidato a presidente da câmara receber mais de 50% dos votos, os dois candidatos mais votados passam à segunda volta.

"Obtivemos um bom resultado na Câmara Municipal de Chisinau. Teremos um grupo forte: 20 conselheiros", disse Spinu, ignorando a derrota da candidata do PAS, Lilian Carp, à liderança da capital moldava.

De acordo com os dados preliminares, o presidente da Câmara de Chisinau, o social-democrata Ion Ceban, foi reeleito à primeira volta, com 50,62% dos votos.

O partido de Ceban, o Movimento Alternativo Nacional (MAN), pró-europeu, criado em dezembro de 2022, obteve 20 lugares no Conselho Municipal de Chisinau, composto por 51 membros.

As autoridades moldavas excluíram o partido pró-russo Chance das eleições locais de domingo por "razões de segurança nacional no contexto da guerra híbrida travada pela Rússia na Moldova", segundo o primeiro-ministro moldavo, Dorin Recean.

Com mais de três milhões de habitantes, a Moldova é uma antiga república soviética situada entre a Roménia e a Ucrânia, no Leste da Europa.

Apesar de se ter tornado independente em 1991, a Rússia mantém uma força armada na região separatista da Transnístria, que faz fronteira com região ucraniana de Odessa.

Leia Também: Autoridades moldovas excluem partido pró-russo Chance de eleições locais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório