Uma mulher de 60 anos foi apanhada a conduzir com a carta de condução por renovar há mais de 30, em Aqcqui Terme, Itália.
Conta o Corriere della Sera que o documento, obtido em 1979, caducou após 10 anos e nunca mais foi renovado.
A mulher, natural de Alexandria, costumava usar o carro para viagens curtas, em horários e dias de pouco trânsito, até que, na semana passada, foi parada pelas autoridades italianas.
Quando foi questionada quanto à carta de condução, a condutora disse que se tinha esquecido do documento em casa.
Ao verificarem no sistema os dados da mulher, os agentes nem queriam acreditar no que viam. A mulher conduzia há mais de três décadas com a carta de condução caducada.
Confrontada com isso, a condutora confirmou a infração, mas garantiu que não sabia que tinha de renovar o documento.
Recorde-se que, neste momento, em Itália a carta de condução é renovada a cada cinco anos se tiver entre 50 a 70 anos. Antes, era logo após 10 anos de título.
A não renovação do documento, além de multa, obriga o condutor a repetir todos os exames de condução se a infração ocorrer há mais de três anos.
A mulher terá agora, não só de pagar uma multa, como voltar a passar em todos os exames de condução e ainda verificar se possui todos os requisitos físicos e mentais exigidos para voltar a tirar carta. Só aí poderá então ter o documento para conduzir... legalmente.
Leia Também: Carta de condução já pode ser renovada online a partir de hoje