Ministro israelita visita Riade e saúda os "laços florescentes"

Um ministro israelita saudou hoje os "laços florescentes" entre o seu país e a Arábia Saudita durante uma visita a Riade, no âmbito das negociações patrocinadas pelos Estados Unidos na perspetiva de uma normalização entre os dois países.

Notícia

© iStock

Lusa
04/10/2023 19:57 ‧ 04/10/2023 por Lusa

Mundo

Diplomacia

O ministro das Comunicações, Shlomo Karhi, tornou-se esta semana o segundo ministro israelita a deslocar-se à capital saudita, onde participou numa conferência da União postal internacional, uma agência especializada da ONU.

"Apreciamos fortemente os esforços inabaláveis dos dirigentes sauditas e do nosso primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, para cultivar as ligações florescentes entre as nossas nações", declarou num discurso pronunciado na conferência.

Em 26 de setembro, o ministro do Turismo israelita, Haim Katz, assistiu a uma outra conferência da ONU em Riade, tornando-se no primeiro membro de um Governo israelita a efetuar uma visita pública na Arábia Saudita.

O reino saudita, que acolhe os principais locais santos muçulmanos, nunca reconheceu Israel e durante muito tempo assinalou que apenas o faria após a resolução do conflito israelo-palestiniano.

A Arábia Saudita, que disputa com o Irão a influência regional, recusou aderir aos acordos de Abraão, negociados pelos Estados Unidos, e que implicaram o estabelecimento em 2020 de relações diplomáticas com Israel dos vizinhos Bahrein e Emirados Árabes Unidos (EAU), para além de Marrocos.

Em 21 de setembro, o príncipe herdeiro saudita e o líder efetivo do reino, Mohammed bin Salman, confirmou as negociações e anunciou que o seu país e Israel se "aproximam diariamente" de uma normalização das suas relações.

Como contrapartida ao seu reconhecimento de Israel, a Arábia Saudita poderá obter garantias de segurança norte-americanas, e quando a Casa Branca também tem confirmado progressos nas negociações.

No decurso da conferência, Karhi declarou que os acordos de Abraão abriram caminho a "mudanças monumentais".

Leia Também: Netanyahu promete "tolerância zero" para os "ataques aos crentes"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas