Os números da Direção-Geral dos Serviços de Saúde de Daca foram publicados no domingo à noite e indicam que 1.006 pessoas morreram em mais de 200 mil casos confirmados no país.
De acordo com o antigo diretor dos Serviços de Saúde, Be-Nazir Ahmed, o número de mortes registadas desde o início do ano é superior aos balanços de todos os anos anteriores combinados desde o ano 2000, quando o Bangladesh registou a primeira epidemia de dengue.
"Trata-se de um acontecimento de grande importância para a saúde, tanto no Bangladesh como em todo o mundo", disse Ben-Nazir Ahmed à Agência France Presse.
"A epidemia está a exercer uma enorme pressão sobre o sistema de saúde" no Bangladesh, afirmou o chefe da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, no mês passado, numa conferência de imprensa.
A dengue é uma doença endémica das zonas tropicais que provoca febres altas, dores de cabeça, náuseas, vómitos, dores musculares e, nos casos mais graves, hemorragias que podem provocar a morte.
A febre dengue e outras doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos estão a propagar-se mais rapidamente e mais longe devido às alterações climáticas, alertou a OMS.
Leia Também: Dengue no Bangladesh já provocou este ano 804 mortos