Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Dengue no Bangladesh já provocou este ano 804 mortos

Pelo menos 804 pessoas já morreram este ano de dengue no Bangladesh, segundo dados avançados no sábado pela Direção-Geral dos Serviços de Saúde (DGHS, na sigla em inglês) do país.

Dengue no Bangladesh já provocou este ano 804 mortos
Notícias ao Minuto

06:29 - 17/09/23 por Lusa

Mundo Bangladesh

Este ano, a DGHS registou 164.562 casos de dengue, sendo que 153.428 recuperaram, de acordo com o jornal local em língua inglesa Dhaka Tribune.

Um total de 10.330 pacientes, incluindo 4.208 na capital, Daca, estão atualmente a receber tratamento em diferentes hospitais.

O anterior número mais elevado de mortes foi registado em 2022, quando 281 pessoas terão morrido durante todo o ano.

A dengue é comum em zonas tropicais e provoca febres altas, dores de cabeça, náuseas, vómitos, dores musculares e, nos casos mais graves, hemorragias internas que levam à morte.

Quinta-feira, Mohammed Niatuzzaman, diretor do hospital estatal Mugda Medical College, em Daca, avisou que o Bangladesh está a ter dificuldades em lidar com o surto devido à falta de uma "política sustentável" e porque muitos não sabem como combatê-lo.

Fora da capital e de outras grandes cidades, os profissionais médicos, incluindo os enfermeiros, precisam de melhor formação para lidar com os casos de dengue, frisou.

A Organização Mundial de Saúde alertou recentemente para o facto de doenças como a dengue, o zika, a chikungunya e a febre-amarela, causadas por vírus transmitidos por mosquitos, estarem a propagar-se mais rapidamente e mais longe devido às alterações climáticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório