Meteorologia

  • 04 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Médica receitava água oxigenada e lixívia aos doentes em Espanha

A profissional de saúde foi entretanto expulsa provisoriamente da Ordem dos Médicos das Ilhas Baleares.

Médica receitava água oxigenada e lixívia aos doentes em Espanha
Notícias ao Minuto

18:05 - 29/09/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

Uma médica, de origem ucraniana e residente na ilha de Menorca, em Espanha, receitava água oxigenada, lixívia e outros produtos químicos aos seus doentes. Segundo o jornal espanhol El Mundo, a profissional de saúde foi entretanto expulsa provisoriamente da Ordem dos Médicos das Ilhas Baleares (Comib).

A médica, identificada como Nadiya Popel, trabalhava no serviço de urgências do Hospital Mateu Orfila e está proibida de exercer a profissão até que a Comissão de Ética e Deontologia emita o seu parecer.

"Decidimos pedir um relatório à comissão de ética para avaliar a ativa médica da senhora Popel devido às suspeitas que existiam sobre o seu mau desempenho", adiantou Ricardo Martínez, porta-voz da Ordem dos Médicos das Ilhas Baleares.

"Após a avaliação da comissão, verificou-se que Popel violou até 24 artigos, razão pela qual se decidiu expulsá-la", acrescentou.

Já num comunicado, citado pelo El Mundo, a Ordem dos Médicos afirmou que a médica colocou "em risco a segurança dos pacientes ao utilizar produtos não autorizados e sem base científica, como lixívia, água oxigenada ou solventes industriais". A médica receitou ainda "preparações de origem pouca clara ou feitas de forma caseira".

Leia Também: Espanha. Jovem que esfaqueou colegas e professores ficará internado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório